Poços confirma participação em Mutirão Regional da EPTV no Combate ao Aedes

REUNIÃO MUTIRÃO EPTV

Reunião com os representantes dos municípios participantes foi na manhã desta sexta, 12, em Varginha

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, tem trabalhado ativamente na prevenção, por meio do controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zica e chikungunya. Durante esta semana, os agentes de endemias estão percorrendo a cidade para fazer a coleta de larvas em casas de quarteirões escolhidos por meio de sorteio, para verificar a existência de focos positivos.

O trabalho que termina com as análises no laboratório de entomologia faz parte do Liraa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, pesquisa amostral feita três vezes por ano. O último levantamento feito em outubro manteve Poços abaixo de 1% no índice de classificação do Ministério da Saúde, faixa considerada com baixo risco de epidemia.

Além disso, ações constantes de prevenção e de orientação são feitas, para alertar a população sobre a importância da colaboração de todos nesta mobilização. Dentro deste objetivo, Poços de Caldas será um dos 59 municípios do sul de Minas, participantes do 3º Mutirão Regional de Combate ao Mosquito Aedes, promovido pela EPTV em parceria com as prefeituras.

Uma reunião na manhã desta sexta, 12, em Varginha,definiu os detalhes da ação. “É uma iniciativa regional, muito válida, porque chama a atenção das pessoas para o problema e para a necessidade de conscientização. Vamos pensar em uma programação que inclua atividades importantes e que fazem parte do nosso trabalho”, disse Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

O Mutirão Regional de Combate ao Aedes será no dia 27 de janeiro, simultaneamente, em todas as cidades participantes. “É uma mobilização muito interessante porque une a divulgação, a comunicação e as ações práticas. Esta integração é fundamental para o sucesso no enfrentamento do mosquito Aedes aegypti e nós contamos mais uma vez com o apoio da população”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.