Poços contará com Centro de divulgação e popularização da Ciência

Reunião

Reunião aconteceu ontem no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo

Foi apresentado ao prefeito, Sérgio Azevedo, na tarde de ontem, (11), o projeto que tem como finalidade criar o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência de Poços de Caldas (CDPC). A iniciativa conta com a participação da Autarquia Municipal de Ensino (AME) e do Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Poços de Caldas). Também integram o grupo as secretarias municipais de Educação, Cultura e Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Sérgio avalia que a iniciativa vem ao encontro dos diversos projetos desenvolvidos e criados pela Prefeitura, com o objetivo de estimular um ensino diferenciado e cada vez mais eficaz. “Este será mais um dos nossos programas pilotos, como o ‘Criança Empreendedora’, que visa incentivar o estudo, a pesquisa e o empreendedorismo, capacitando a crianças para o futuro”, ressalta.

Para a secretária de Educação, Flávia Vivaldi, essa parceria é de grande relevância ao município, “Por meio do projeto poderemos trabalhar os conteúdos da escola de forma a desenvolver novas aptidões no campo da educação científica; Também será de grande valia aos nossos profissionais que serão contemplados com diversas capacitações, a fim de aprimorar novas técnicas e conhecimentos”.

O coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do IF- Poços, Rafael Felipe Coelho Neves, e também um dos idealizadores do projeto, diz que o centro tem como objetivo reduzir a carência e fortalecer o conteúdo de matérias como: ciência, física, química e matemática na rede pública de ensino.“Nossa expectativa é aproximar as crianças e adolescentes desses conteúdos de maneira mais dinâmica e prática, fazendo com que eles desenvolvam o interesse e possam, por meio disso, obter novas aptidões”, comenta.

Segundo Rafael, o projeto contará com uma “experimentoteca”, laboratórios e experimentos, em forma de kits, que serão encaminhados para a realização de aulas práticas no próprio ambiente escolar. A expectativa é que o projeto seja lançado no próximo semestre.

Para a diretora da AME, Nanci de Moraes, esse é o papel da Autarquia, trabalhar pela educação em Poços de Caldas, “Somos parceiros neste projeto, pois acreditamos que além de despertar o interesse dos alunos pelo estudo, pela pesquisa e pela criação, o projeto também possibilitará a capacitação e o avanço profissional de pessoas ligadas a essas áreas”, ressalta.