Poços cria Comitê Municipal do Programa Cidade Sustentável

cristo vista (22)

Poços de Caldas passou a contar com o Comitê Municipal do Programa Cidade Sustentável. O comitê, estabelecido por meio do decreto 12.175, publicado no Diário Oficial do município na última semana, tem como objetivo criar programas, formular propostas e desenvolver projetos e atividades que visem à inserção da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade em todas as esferas da Administração Pública, além de organizar e promover as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Prefeitura.

Os membros do Comitê serão nomeados pelo prefeito Sérgio Azevedo dentro de dez dias. Farão parte do órgão, representantes das secretarias de Planejamento e Governo, do Departamento Municipal de Água e Esgoto, da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Poços de Caldas (ACIA), da Agência para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Sul e Sudoeste de Minas Gerais (ADISMIG), da Associação Poços Sustentável (APS), da Associação Sul Mineira de Engenharia e Arquitetura (ASEAA); do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, do Instituto de Arquitetos do Brasil, da instituição Planeta Solidário, da Associação de Bares e Restaurantes e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Poços de Caldas, além de representantes das universidades PUC, Pitágoras, Unifal e Instituto Federal do Sul de Minas.

São atribuições do comitê sensibilizar os gestores públicos e os servidores para as questões socioambientais; promover ações que visem à economia de recursos naturais, à redução de gastos institucionais e à gestão adequada dos resíduos gerados na Administração Municipal; reduzir o impacto socioambiental negativo causado pela execução das atividades de caráter administrativo e operacional e contribuir para a revisão dos padrões de produção e consumo na adoção de novos referenciais e para a melhoria da qualidade de vida.

O Comitê Municipal do Programa Cidade Sustentável também tem como objetivos promover a responsabilidade socioambiental nas compras públicas, a partir de licitações que priorizem a aquisição de produtos e serviços sustentáveis; buscar indicadores de sustentabilidade urbana, contribuindo para a definição de políticas públicas sustentáveis, reunir e organizar as iniciativas tomadas pelo município em prol do desenvolvimento sustentável e gerenciar e orientar a observância, pelos órgãos públicos, das metas e objetivos traçados pelo Comitê.