Poços de Caldas apresenta resultados da metodologia Joy of Moving em evento anual da Ferrero

Prefeito Sérgio Azevedo destacou a relevância da iniciativa

No último dia 16 de maio, o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de Governo, Celso Donato e a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi, participaram do evento de apresentação do Relatório Anual de Responsabilidade Corporativa da Ferrero, em São Paulo.

O objetivo do evento foi promover o debate sobre temas da agenda socioambiental da empresa, em especial a apresentação dos resultados do programa Kinder+Sport. O Brasil foi o primeiro país fora da Itália a receber a metodologia Joy of Moving, que está sendo aplicada na rede municipal de ensino de Poços de Caldas, beneficiando mais de 9 mil crianças.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação foi convidada para apresentar as percepções e benefícios que a implantação do Joy of Moving tem proporcionado a educadores, famílias e crianças. A metodologia tem como objetivo despertar o prazer e a alegria do movimento nos alunos de escolas e creches municipais e começou a ser implementada em outubro do ano passado.

“O Joy of Moving está em convergência com a proposta curricular da rede municipal, em especial com os eixos norteadores Corpo, Expressão e Movimento e Educação Científica e, sobretudo, em relação ao trabalho com o Plano de Convivência Ética nas escolas. São jogos pensados na perspectiva da cooperação. O exercício de autorregulação, de cumprimento de regras e de ajuda entre pares está implícito em todos os jogos do programa, além das oportunidades prazerosas para o exercício físico, que é o objetivo principal do Joy of Moving”, ressalta a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Secretária de Educação apresentou os resultados do Joy of Moving

Também participaram do evento, o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques, o professor de educação física da rede municipal e do Programa Municipal da Juventude (PMJ), Pedro Mendes de Lima, e a educadora Renata Assis, do Centro de Referência do Professor.

O prefeito Sérgio Azevedo agradeceu a parceria com a Ferrero e destacou que iniciativas como o Joy of Moving vem ao encontro da proposta da administração municipal de investir conjuntamente em educação e esporte. O prefeito tem acompanhado de perto a implantação do programa nas unidades da rede municipal.

“A aceitação do programa na rede é muito grande e o envolvimento dos profissionais é surpreendente. A equipe da Ferrero ficou positivamente surpresa de perceber o quanto os profissionais se envolveram e fizeram as adequações necessárias no programa, de acordo com as faixas etárias e com a realidade de cada escola, colocando a criatividade para funcionar”, celebrou a secretária de Educação, Flávia Vivaldi.

Ela informou que a administração deseja a permanência do programa na rede municipal e que a próxima etapa será ampliar o repertório desenvolvido e compartilhar as experiências com os demais profissionais, além dos que já participaram das duas etapas de formação com a equipe da Ferrero.

Equipe da SME com o ex-judoca e apresentador de TV, Flávio Canto, que também participou do evento