Poços de Caldas realiza 2º Seminário de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais

Poços de Caldas sediou o 2º Seminário de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Sul de Minas, no auditório da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Poços, na última terça-feira (9).

A primeira edição do seminário foi realizada em 2016, depois que a cidade foi atingida por uma forte chuva que provocou grandes danos materiais ao município, com prejuízos significativos especialmente ao comércio da área central.

Devido à enchente de janeiro de 2016, foi celebrado um convênio entre Defesa Civil Municipal, UNIFAL, Instituto Alcoa e Associação Poços Sustentável (APS), para a realização do Seminário, além do desenvolvimento do projeto de monitoramento e alerta dos ribeirões do município.

O convênio estipulou a aquisição de equipamentos e a capacitação de profissionais para que, em casos semelhantes ao ocorrido em 2016, a população possa ser alertada quanto aos riscos de novos alagamentos e inundações.

“Este seminário teve como objetivo explicar para a população como será realizado esse monitoramento em nosso município, bem como fomentar em cidades vizinhas a instalação de equipamentos que permitam alertar a população”, ressalta o assessor da Defesa Civil de Poços de Caldas, Mauro Barbosa Filho.