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Poços de Caldas recebe maiores especialistas do país na área de convivência ética nas escolas

Doutor em Educação pela UNICAMP, com Doutorado pela Harvard University, o pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, Adriano Moro, participa do seminário

Poços de Caldas recebe, nos dias 11 e 12 de setembro, alguns dos maiores especialistas na área de convivência ética nas escolas do país. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e vai contar com a presença de pesquisadores e professores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e também da Fundação Carlos Chagas (FCC).

O Seminário “Convivência Ética nas Escolas” será realizado no Espaço Cultural da Urca, com duas palestras e três mesas redondas voltadas para educadores da rede municipal e público em geral, educadores da rede estadual e particular, estudantes e demais interessados na área. “As palestras e mesas redondas serão coordenadas pelos principais especialistas na área de convivência ética do país. Será uma oportunidade única para os educadores de Poços e região de ter acesso aos estudos mais atuais e em consonância com o que acreditamos para o trabalho na rede municipal”, destaca a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

O evento é realizado por meio do Centro Municipal de Referência do Professor e da Autarquia Municipal de Ensino (AME) e fará o diálogo com diversos temas como clima escolar, relações com as regras, comunicação construtiva, educação ambiental e consumo, educação para a autonomia, dentre outros. Todas as informações sobre o seminário estão disponíveis no site https://sites.google.com/view/seminario-convivencia-etica.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a questão da convivência ética nas escolas e, no último mês, com a publicação do Documento Municipal: Diretrizes para Elaboração dos Currículos Escolares, Poços de Caldas passou a ser o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública de educação.

“Nós trouxemos a proposta no sentido de oferecer uma qualidade de relações no ambiente da escola que seja promotora de avanços escolares. A gente sabe que o desempenho do aluno e do professor está intimamente ligado à qualidade das relações que são estabelecidas no ambiente escolar. Então, desde o início da nossa gestão, temos oferecido formação e diagnóstico para primeiro conhecer a realidade de cada unidade e saber qual é a incidência de conflitos, quais tipos de conflitos, como são feitas as mediações, enfim, ter um panorama e, a partir desse diagnóstico, traçar um planejamento que incida não só sobre ações pontuais no momento da crise, mas, sobretudo, que antecipe esses momentos fazendo um trabalho de prevenção contra todo e qualquer tipo de violência”, destaca Flávia.

Professora Telma Vinha é uma das grandes especialistas na área de relações interpessoais e desenvolvimento moral do país

Programação
A palestra de abertura terá como tema “A Convivência Ética nas escolas”, com a Dra. Telma Pileggi Vinha, no dia 11 de setembro, das 19h às 22h, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. Telma Vinha é pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional da instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp. Coordena e desenvolve cursos de formação e projetos em escolas que visam a melhoria da qualidade da convivência e a construção da autonomia moral.

Durante um encontro com educadores da rede municipal de Poços, na Faculdade de Educação da Unicamp, no ano passado, a Dra. Telma Vinha falou sobre a possibilidade de implantação de uma série de ações que podem fazer com que as relações sejam mais democráticas e éticas no ambiente escolar. “A gente traz a ética acreditando no desenvolvimento dos valores em cada indivíduo e não simplesmente numa convivência harmoniosa”, ressaltou a professora, que é uma das grandes especialistas na área de relações interpessoais e desenvolvimento moral do país.

No dia 12 de setembro, serão realizadas três mesas redondas: “Clima escolar e as regras na escola”, com o pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, Dr. Adriano Moro, e Profª. Esp. Soraia Souza Campos (das 8h às 10h); “Comunicação construtiva e os espaços dialógicos nas escolas”, com Profª. Drª. Adriana de Melo Ramos e Profª. Esp. Danila Di Pietro Zambianco (das 10h20 às 12h); e “Transformações na sociedade e as relações nas redes sociais”, com a Profª. Dra. Adriana Regina Braga e Profª. Ms. Thaís Cristina Leite Bozza (das 13h30 às 15h).

A palestra de encerramento está agendada para 15h20 e terá como tema “Protagonismo estudantil: as equipes de ajuda”, com a Profª. Dra. Luciene Regina Paulino Tognetta, graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano (1991), com mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado Sanduiche pela Universidade de Genebra (2004). Pós doutorada pela Universidade do Minho de Portugal (2013), é professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar da Unesp – Campus de Araraquara. Pesquisadora e líder do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – Unicamp/Unesp, é também membro brasileiro da FAI (Fundacion America por La Infancia), sediada no Chile.

 

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