Poços de Caldas terá 100% da água e esgoto tratados

Poços entra para o seleto grupo de cidades do Brasil e do mundo, como referência em saneamento básico.

Nesta semana, o prefeito Sérgio Azevedo visitou as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto -ETE 1- Antas, no bairro Córrego D’antas, zona rural,  que entrará em operação no dia 22 de março, Dia Mundial da Água. A data é especial pela sua importância ambiental e inaugura um feito para o município de Poços de Caldas, que se torna referência em saneamento básico para o Brasil e o mundo. A cidade passará a ter 100% da água e esgoto tratados. “ Com esta estação em operação, Poços de Caldas, será um dos poucos municípios do Brasil e do mundo, que passará a ter 100% da água tratada e 100% do esgoto coletado e tratado, na área urbana”, explicou o prefeito.

Durante a visita, Sérgio teve a oportunidade de acompanhar todo o processo de tratamento do esgoto. Até então, apenas 30% do esgoto eram tratados na cidade pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE, que é a autarquia municipal responsável pela captação de água bruta, seu tratamento e distribuição; bem como pela coleta de esgoto, seu afastamento, tratamento e disposição final.

A ETE -1 Antas, começou a ser construída em 2007. Mas só em julho de 2017, o DMAE rescindiu amigavelmente o contrato com a empreiteira e deu andamento à obra com os próprios servidores da autarquia, gerando economia aos cofres públicos. A obra está orçada em R$12 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal e contrapartida de 45% do próprio DMAE.

A Estação contará com queimadores de gases para evitar que os odores cheguem até a população, além da “cortina arbórea”, por meio de mais de duas mil árvores já plantadas no entorno, seguindo normas legais determinadas pela Superintendência Regional do Meio Ambiente (SUPRAM). “ Ter 100% de água e esgoto tratados, torna Poços referência em saneamento básico, um índice importantíssimo, pela saúde dos cidadãos, e pela consciência e responsabilidade da preservação ambiental para hoje e para a gerações futuras. Isso, sem falar que essa qualidade de vida atrai indústrias e empregos”, ressaltou o diretor do DMAE, Paulo César Silva.