Você está em:

Poços de Caldas vai aderir à Rede ICLEI de Sustentabilidade

Prefeito, diretor do ICLEI, Rodrigo Perpétuo, e representantes da PUC Poços

O prefeito Sérgio Azevedo recebeu em seu gabinete, na manhã de quinta, 20, o secretário executivo para a América Latina da Rede ICLEI, Rodrigo Perpétuo, que levou a proposta para que Poços de Caldas se torne membro da Rede, que inclui 1.500 cidades em todo o mundo, que buscam a implementação das agendas globais de sustentabilidade.

O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável. Teve início em 1990 com 43 países e hoje já está em 124 paises. “Recebemos a proposta com muito interesse e vamos prosseguir com as formalidades para que possamos efetivar a participação em novembro, durante as solenidades de aniversário da cidade. Com isso, Poços estará incluída neste seleto grupo de cidades, trazendo grandes benefícios para a população em relação ao desenvolvimento e as questões ambientais e de sustentabilidade. Ao cumprir as metas estabelecidas pelo ICLEI, o município pode até mesmo receber financiamento internacional para ações locais”, destaca o prefeito.

A próxima cidade do sul de Minas a formalizar a adesão será Extrema, agora em outubro. O município, que aliou desenvolvimento e ações de sustentabilidade, obteve destaque em diversos indicadores socioeconômicos de Minas Gerais e do país: 1º lugar no Índice Mineiro de Responsabilidade Social da Fundação João Pinheiro – ano base 2010 e 1º lugar no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – edição 2015 – ano base 2013.
O diretor do ICLEI esteve acompanhado dos professores Carolina Pavesi e Fabiano Costa Teixeira, da PUC Minas campus Poços.

ICLEI
Filiar-se ao ICLEI significa participar de uma rede global de mais de 1.500 governos locais e regionais e ter acesso a especialistas com um sólido grupo de parceiros. Os associados ICLEI envolvem-se ativamente com seus pares por meio de conferências temáticas, treinamentos, webinars e plataformas on-line e aproveitam as conexões com outros níveis de governo, organizações internacionais, instituições financeiras e parceiros e que ajudam a fortalecer a inovação em projetos e a captação de recursos.

Está presente em todas as regiões do mundo, por meio de 19 Escritórios e Secretariados Regionais. Na América do Sul, conecta seus mais de 55 associados em 8 países a este movimento global. Ao longo destes anos, destacou-se no desenvolvimento e execução de projetos nas temáticas de: Clima e Desenvolvimento de Baixo Carbono, Resiliência, Resíduos Sólidos, Compras Públicas Sustentáveis, Biodiversidade Urbana,dentre outros.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social