“Poços Promove” forma primeira turma

Foi realizada, na noite da última segunda-feira (17), a solenidade de formatura da primeira turma do projeto “Poços Promove”, no Buffet Jefté. O projeto tem como objetivo preparar adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho. Nesta primeira edição, 40 formandos receberam os certificados de conclusão.

Eles participaram de oficinas, duas vezes por semana, com atividades que estimulam as potencialidades e desenvolvem as competências pessoais e profissionais. Os adolescentes atendidos pelo projeto foram encaminhados pelos serviços da Secretaria de Promoção Social.

Durante as oficinas são trabalhados temas como autoestima, comportamento em entrevistas de emprego e conhecimentos que preparam os jovens para a inserção no mercado de trabalho. Além disso, a iniciativa se baseia na formação integral dos adolescentes, principalmente com a transmissão de valores essenciais para o convívio social.

“A formatura dos alunos que fizeram o curso do Poços Promove foi um ganho muito grande para o nosso serviço porque vislumbra oportunidades de inserção dos jovens que são usuários dos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social no mundo do trabalho. Por três meses e meio, eles foram preparados e orientados acerca de questões do dia a dia profissional. Agora eles conseguem participar de processos de programas de Jovem Aprendiz, por exemplo. Isso é um ganho porque muda o sentido da vida desses adolescentes, oferecendo as mesmas oportunidades que outros jovens têm”, ressalta a secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

O próximo passo é estabelecer parcerias com empresas locais para que os jovens possam realizar visitas técnicas e conhecer de perto o ambiente organizacional, favorecendo a aproximação entre os atendidos e o mercado de trabalho.

“A proposta do ‘Poços Promove’ é também garantir os direitos dos adolescentes e contribuir para a redução da desigualdade social, por meio da inclusão em projetos de qualificação profissional”, destaca o coordenador de Vigilância Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Nelson Maure.