Poços Promove insere jovens no mercado de trabalho

Evento contou com presença de autoridades e empresariado local

Promover oportunidade do primeiro emprego aos jovens em situação de vulnerabilidade social. Esta é uma das metas do Poços Promove Jovem, programa desenvolvido pela Secretaria de Promoção Social em parceria com a instituição Fonte de Vida Nova, Faculdade Pitágoras e Ágape. Para aproximar estes jovens do empresariado, a secretaria promoveu um café com representantes de instituições, empresas e organismos educacionais na manhã de sexta, 18, na Câmara de Vereadores.

A primeira turma do Poços Promove Jovem se formou em dezembro, com 38 jovens entre 14 e 18 anos, em busca de uma nova oportunidade na vida. “Este encontro foi no sentido de sensibilizar os empresários para dar esta oportunidade a estes jovens, transformando suas realidades”, afirma Luzia Martins, secretária de Promoção Social.
Após a capacitação do Poços Promove, estes jovens estão preparados para tentar uma vaga por meio do programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pelo Sistema S ou, no caso daqueles com 18 anos, já pleitearem uma vaga no mercado de trabalho. As empresas que se interessarem, podem entrar em contato com a Secretaria de Promoção Social pelo telefone 3697- 2241.

Um destes jovens é o Nicolas Oliveira, de 14 anos, que durante o evento, compôs mesa junto com o prefeito e demais autoridades. Chamado pela presidente do CMDCA, Ivana Mantovani fez uso da palavra na tribuna da Câmara. “Este curso influencia muito na questão de entrar no mercado de trabalho, antes de entrar no projeto, meus pais falavam para mim como era, mas foi no curso que aprendi a ter postura numa empresa e também responsabilidade. Aprendi muito. Valeu!”, disse o menino, que sonha em ser engenheiro mecânico.

A secretária de Promoção Social enumerou as dificuldades dos jovens em situação de vulnerabilidade . “Muitas vezes, estes jovens são cooptados pelo tráfico de drogas e, ao completarem 18 anos, não mais servem a este tipo de serviço, e são largados à própria sorte. Isto tem refletido na questão das pessoas em situação de rua, onde é possível observar pessoas cada vez mais jovens nesta situação, e é este ciclo que queremos quebrar. Iniciamos com o Poços Promove e vamos atuar com mais ênfase na campanha ‘Poços não dá Esmola, oferece atendimento'”, destacou Luzia.

Prefeito Sérgio Azevedo também citou as dificuldades e se comprometeu a não medir esforços em investimentos na questão social, com ênfase na criança e no adolescente. “Poços é uma das cidades que mais tem projetos sociais. Mas isso ainda não é suficiente. Precisamos mudar esta realidade, mudar nosso presente pra garantir um futuro melhor para nossos jovens. A participação do empresariado é de fundamental importância dentro do Poços Promove e esperamos contar com a atitude de todos”.

O evento “Café com Empresas” contou ainda com a participação dos vereadores Gustavo Bonafé, Carlos Roberto, Lucas Arruca, Pedro Magalhães e Alvaro Cagnani, do juiz da Infância e Adolescência, dr. José Henrique Mallmann; do chefe do setor de Inspeção do Trabalho, Alexandre Scarpelli; da presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Ivana Mantovani; de Cristiane Lourenço, representante da ONG Rede Cidadã; da organizadora do curso, Eliana Evangelista dos Reis; do diretor do Senai, Eustáquio Marques; de Ronaldo Cioffi, do Senac, e do palestrante Marcelo Colleoni, que discorreu sobre a sustentabilidade nas empresas.

Poços Promove
O projeto também irá ocorrer em outras frentes. Uma delas é o Poços Promove Mulher, que irá proporcionar às mulheres vítimas de violência e outras situações de vulnerabilidade social, a oportunidade de se empoderarem, por meio de curso intensivo de costura para confecção de peças de lingerie e, posteriormente, fazer parte de uma cooperativa. Outra opção será o curso de culinária para produção de brigadeiros. Outra frente será na promoção das pessoas em situação de rua, após preparação técnica por meio do Poços Promove, inseri-los nas construtoras locais. O objetivo é proporcionar autonomia e reinserção destas pessoas na sociedade.

Prefeito, Nicolas Oliveira e Luzia Martins