Poços recebe projeto gratuito de cinema itinerante

Carreta do projeto Cine Elsys já está no Parque José Affonso Junqueira

Poços de Caldas recebe de hoje até o próximo sábado (13), o projeto Cine ELSYS, que oferece sessões de cinema gratuitas para a população, especialmente para o público infantojuvenil. Os filmes serão exibidos na Alameda do Teleférico, junto ao Mundo da Criança, no Parque José Affonso Junqueira.

A sala itinerante de cinema, montada em uma carreta, acomoda até 32 pessoas em um ambiente climatizado com som e imagem digital de alta qualidade e uma ambientação que remete às tradicionais salas de cinema com poltronas vermelhas. A estrutura possui rampa de acesso, tornando as sessões 100% acessíveis para portadores de necessidades especiais.

Em Poços, serão realizadas sessões para turmas já agendadas por escolas e instituições da cidade, nesta quarta (10), às 12h30 e 17h; na quinta (11), às 10h e às 17h; na sexta (12), às 12h30 e às 17h e no sábado (13), às 10h, 12h30 e 17h. Mais informações sobre agendamento podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), pelo telefone (35) 3697-2389.

De hoje até sexta-feira, serão realizadas também sessões gratuitas abertas ao público, às 19h, que acontecerão fora da carreta, também no Parque José Affonso Junqueira. Os filmes são escolhidos na hora da exibição, de acordo com a faixa etária do público presente. O projeto tem apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dentro da programação do Festival de Inverno – Julho Fest 25 anos.

O projeto
O Cine ELSYS é parte do projeto Gira Brasil, que desde 2009 já realizou 6,3 mil sessões de cinema para um público de 170 mil pessoas em 525 comunidades, entre municípios do interior, periferias das grandes cidades e as áreas mais remotas, como comunidades rurais e indígenas.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Gira Brasil é realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura, com patrocínio da Elsys e apoio de prefeituras municipais. A iniciativa promove sessões diárias de cinema com filmes que prometem divertir a plateia e aproximar meninas e meninos da sétima arte. O projeto itinerante é gratuito, passando por quatro cidades mineiras ( Pouso Alegre, Poços de Caldas, Machado e Elói Mendes), seguindo para Feira de Santana (BA), Juazeiro (BA), Balsas (MA) e Imperatriz (MA).

Filmes
Os filmes exibidos são selecionados na hora, de acordo com o público presente, entre os longas:

Wall-E
Duração: 1h38
Classificação: Livre
No ano de 2700, o simpático e engraçado robô Wall-E é encarregado de limpar todo o planeta, que está inabitável, devido a grande quantidade de lixo despejado na Terra. Mais um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Robôs
Duração: 1h31
Classificação: Livre
Rodney Lataria (Reynaldo Gianecchini) é um robô que tem um dom para inventar máquinas, que trabalha com seu pai lavando pratos. Sonhando em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador (José Santa Cruz), Rodney decide partir em uma viagem rumo a Robópolis. Porém, ao chegar na cidade, ele percebe que sua busca será mais difícil do que imaginava. Logo Rodney se torna amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que sabe se virar e que acaba por abrigá-lo. Tentando encontrar o Grande Soldador e mantendo seu ideal em fazer um mundo melhor, ele enfrenta situações que podem pôr em risco a própria existência de Robópolis.

Os estagiários
Duração: 1h59
Classificação: 12 anos
Billy e Nick são vendedores cujas carreiras foram bombardeadas pelo mundo digital. Tentando provar que não são obsoletos, eles desafiam as chances e conseguem um estágio na empresa Google, junto com um batalhão de brilhantes estudantes. Mas ganhar o estágio foi apenas o começo. Agora eles devem competir com um grupo de elite de gênios da tecnologia provando que necessidade é mesmo a mãe da re-invenção.

Valente
Duração: 1h40m
Classificação: Livre
Merida é uma princesa sim, mas ela é fora do comum! Não deseja pra ela uma vida de princesa, ela ama ser guerreira, correr com seu cavalo e atirar suas flechas. Não tem nenhum interesse em se casar e arruma briga com sua própria mãe para fazer valer a sua essência. Eu amo a mensagem explícita do filme, que é a da princesa que não quer ser princesa e nem precisa de nenhum príncipe para conseguir realizar seus desejos e amo mais ainda a mensagem secundária do filme. Apesar das opiniões divergentes de mãe e filha, elas percebem que amar e oferecer suporte uma a outra é mais importante! É o conceito de respeito e sororidade sendo construído em casa!

PETS – A vida Secreta dos Bichos
Duração: 1h27m
Classificação: Livre
Max é um cachorro que mora em um apartamento de Manhattan. Quando sua querida dona traz para casa um novo cão chamado Duke, Max não gosta nada, já que seus privilégios parecem ter acabado. Mas logo eles vão ter que pôr as divergências de lado quando um incidente coloca os dois na mira da carrocinha. Enquanto tentam fugir, os animais da vizinhança se reúnem para o resgate e uma gangue de bichos que moram nos esgotos se mete no caminho da dupla.