Poços terá 1ª edição infantojuvenil do Concurso de Poesias Teresa Valques

Inscrições devem ser feitas nas quatro bibliotecas públicas de Poços

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Seção de Bibliotecas Públicas, lançou a 1ª edição do Concurso Municipal de Poesias Infantojuvenil “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria”. Esta é a primeira vez que o tradicional concurso de poesias é realizado especificamente para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos. A edição para adultos está mantida para o segundo semestre.

O objetivo é incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promover novos talentos literários, valorizar a arte poética, incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra no público infantojuvenil. “A proposta é contribuir para o aprimoramento do nosso tradicional concurso de poesias, visando ampliar o interesse e a participação do público infantojuvenil”, destaca a chefe da Seção de Bibliotecas Públicas, Ângela Nogueira.

Biblioteca Prof. Júlio Bonazzi (Monjolinho) é um dos pontos de inscrição

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 14 de junho de 2019, por meio de ficha de inscrição preenchida e assinada, nas quatro bibliotecas públicas do município. O tema do concurso é “Livro, extensão da imaginação”. Podem participar crianças e adolescentes, em três faixas etárias: I (de 6 a 8 anos); II (de 9 a 11 anos) e III (de 12 a 14 anos). Cada participante poderá concorrer com apenas uma poesia, na qual deverá constar apenas o título e o pseudônimo do participante.

Uma equipe de três membros do segmento literário de Poços de Caldas vai selecionar cinco poesias de cada faixa etária. Na etapa final, as poesias classificadas deverão ser apresentadas em forma de interpretação e/ou leitura, pelo próprio autor ou por intérprete por ele indicado, no dia 9 de julho 2019, às 18h30, no Espaço Cultural da Urca. Serão avaliados o teor literário, a originalidade e a criatividade.

O regulamento está disponível no link https://pocosdecaldas.mg.gov.br/wp-content/uploads/2019/04/D12921_Concurso-de-Poesias.pdf.

Locais de inscrição
Os trabalhos deverão ser protocolados em uma das bibliotecas públicas, de segunda a sexta, das 9h às 17h, até 14 de junho, nos seguintes endereços:

Biblioteca Centenário: Praça Getúlio Vargas s/n – Centro;
Biblioteca Prof. Júlio Bonazzi: Praça Tiradentes, 621- Bairro Santa Rita;
Biblioteca Manuel Francisco da Costa Guimarães: Av. Jaçanã Musa dos Santos, 270 – COHAB;
Biblioteca Dr. Marcus Vinícius de Moraes: Rua Coronel Virgílio Silva, 1723 – Vila Nova.