Poços terá câmeras pela cidade e mais rondas

Sistemas de vigilância estão sendo implantados

Na tarde desta sexta-feira (5) aconteceu o lançamento do programa de segurança Poços Mais Segura. O evento ocorreu na nova base da Guarda Municipal, recém-instalada na Estação Mogiana/Fepasa, com presença do prefeito Sérgio Azevedo, secretários, representantes das polícias Civil e Militar, da GM, juízes, entre outros.

O Poços Mais Segura marca a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que reúne os órgãos de segurança que atuam no município. “O Poços mais Segura vai reunir Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Comissariado de Menores, promotores, juízes, conselhos tutelares, enfim, juntaremos nossas forças para que a população volte a ter mais segurança. É um projeto que lançamos agora em 2018 e que será concluído até o final de 2019, com a completa instalação do videomonitoramento em toda a cidade”, explicou o prefeito.

O delegado da Polícia Civil, Gustavo Mazoli, destacou a importância da cooperação entre as unidades de segurança. “Essa integração é fundamental. A Polícia Civil é parceira e vamos fazer adequações para integrar a equipe que vai fazer parte desse projeto.”

O primeiro passo do Poços Mais Segura inclui uma otimização do trabalho da Guarda Municipal, com a aquisição de quatro novas viaturas e quatro motocicletas e também a implantação da patrulha via bicicleta.

GM recebeu quatro novas viaturas e quatro motocicletas

Outra importante ação é a instalação de totens e luminárias com câmeras em diversos pontos da cidade, numa parceria com o DME. Uma delas já está sendo instalada no começo da avenida João Pinheiro, em frente a base da Guarda, e ajudará a identificar carros roubados e outros tipos de crimes e infrações.

O programa prevê também a criação de três postos avançados, além do central, um em cada região da cidade. O da zona sul vai funcionar no Centro João Monteiro, o da zona leste, no campo do bairro Santa Rosália, e, o da zona oeste, na Rodoviária. “Todos são prédio próprios, sem custo com aluguel, e, assim, devolvemos mais um imóvel alugado, onde funcionava até então a sede da Guarda, num valor mensal de R$ 8 mil reais. Este valor será investido em melhorias para a própria Guarda Municipal”, ressaltou o prefeito.

Está prevista ainda a realização de mais blitzes e rondas em parceria com a PM para combater o tráfico de drogas. Nas escolas, a ronda vai voltar. “A ronda vai ser com presença dos GMs até a completa instalação do videomonitoramento”, informa o secretário de Defesa Social, Marcus Sansão.

Para aumentar o efetivo da Guarda, a Prefeitura vai lançar um concurso público para a contração de novos GMs no início do próximo ano. Estão previstas 30 novas vagas. Atualmente, a cidade conta com 80 guardas municipais.