Prefeito anuncia novo prédio para escola Irmão José Gregório

Prefeito anunciou reforma emergencial e construção de novo prédio durante encontro com alunos

Prefeito Sérgio Azevedo esteve, na manhã de sexta, 19, na escola municipal Irmão José Gregório, localizada no bairro Jd Formosa. A visita foi motivada pela manifestação pacífica dos alunos, que realizaram um abraço simbólico na escola, com cartazes pedindo a reforma urgente das dependências da unidade de ensino. Sérgio Azevedo foi recebido pela direção da escola e por uma comissão de alunos, cujos representantes entregaram cartas ao prefeito, fazendo suas solicitações. Entre elas, uma escola segura para todos.

De imediato, o prefeito anunciou que irá promover diversas melhorias, lembrando que já estavam no planejamento da Secretaria Municipal de Obras, para serem realizadas no período das férias de fim de ano. “Iremos antecipar algumas destas ações, já que os problemas foram agravados pelas fortes chuvas dos últimos dias. E as obras principais ficarão realmente para o período de férias. Quando retornarem, em fevereiro, os problemas mais urgentes estarão resolvidos”, disse. Ele esteve visitando a escola no último mês de setembro, para avaliar as obras já solicitadas pela coordenação e já as havia incluído na programação da Secretaria de Obras.

Mas, mais do que anunciar as reformas, o prefeito se comprometeu a construir uma nova escola Irmão José Gregório, em outro terreno, onde hoje se localiza um campo de futebol no bairro Monte Verde. “Este prédio atual é muito antigo, a solução é construir um novo! Se tudo correr bem, e o governo do Estado regularizar o repasse dos impostos, esta será a nossa prioridade!”. Ele explicou aos alunos as dificuldades financeiras pelas quais todas as prefeituras de Minas Gerais estão passando e disse que autorizou a elaboração do projeto da nova escola, que será modelo para a cidade, contando desde o ensino infantil até o Fundamental II, com quadra poliesportiva e parquinho, entre outras dependências.

Após a reunião com a comissão, o prefeito foi, com os alunos, professores e diretoria, visitar mais uma vez as dependências da escola. Os representantes da comissão de alunos, que leram as solicitações ao prefeito foram Laura de Melo Silva, Júlia de Melo Silva, Eduardo dos Santos Neves Ferreira, Gustavo Silvio Martins Estevam e Vinícius Douglas da Silva, do sétimo, oitavo e nono anos.

A diretora da unidade, Maria Damião, professora há 25 anos na escola, informou que os problemas emergenciais são com relação ao telhado, infiltração e também com os pombos. Ela ressaltou que a última reforma do telhado aconteceu há 12 anos, no governo do ex-prefeito Paulinho Couro Minas e o ato da manhã de sexta foi para chamar a atenção da comunidade para o problema. A Escola Municipal Irmão José Gregório conta hoje com 585 alunos, da Educação Infantil até o 9º ano. A vice-diretora, Célia Regina Figueiredo Messias também acompanhou o prefeito na visita à escola.

Estiveram também na escola, o secretário de Obras, Luiz Fernando Cortezano, o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão e os vereadores Álvaro Cagnani e Lucas Arruda, além do engenheiro Everaldo de Oliveira Melo. O contato com os alunos se deu em mais dois momentos, no prédio onde existe a infiltração e também na rua, onde os demais alunos aguardavam o prefeito. Em todas as ocasiões, os alunos e professores foram receptivos e ouviram atentamente o prefeito, aplaudindo ao final, concordando com as ações planejadas para a escola.