Prefeito assina projeto que institui Plano de Convivência Ética nas escolas municipais de Poços de Caldas

Prefeito assina projetos de lei durante solenidade de abertura do Seminário de Convivência Ética nas escolas

O prefeito Sérgio Azevedo assinou, na noite da última quarta-feira (11), durante a abertura do Seminário de Convivência Ética nas Escolas, dois projetos de lei da área educacional que serão encaminhados à Câmara Municipal. A solenidade de assinatura foi realizada no Teatro Benigno Gaiga, completamente lotado por educadores da rede municipal, estadual e representantes de municípios da região.

O primeiro projeto, de autoria da vereadora Maria Lígia Podestá, institui as Diretrizes Metodológicas para Elaboração dos Currículos e o Plano de Convivência Ética nas Escolas Municipais de Poços de Caldas e dá outras providências. Se aprovado, o município será pioneiro na implantação do Plano de Convivência nas escolas assegurado como política pública em educação.

“Tenho certeza de que esse projeto será uma referência para outras cidades e estados e vai se espalhar pelo Brasil. A questão da convivência é um grande desafio que temos que superar e esse é um pontapé inicial que ficará marcado no nosso governo, como outras ações na área da educação”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.

Teatro Benigno Gaiga ficou lotado de educadores da rede municipal, estadual e de municípios da região

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a questão da convivência ética nas escolas e, no último mês, com a publicação do Documento Municipal: Diretrizes para Elaboração dos Currículos Escolares, Poços de Caldas passou a ser o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas. O projeto, se aprovado, vai estabelecer o Plano de Convivência como política pública de educação no município, independente da alternância de governo. A publicação reúne o Plano de Convivência Ética e os eixos norteadores do trabalho da rede municipal de ensino: Educação Científica; Direito à Cidade; Arranjos Culturais; e Expressão, Corpo e Movimento.

A iniciativa pioneira é a proposta mais importante da Secretaria Municipal de Educação na área pedagógica. “Ao longo desses três anos, buscamos um caminho que trouxesse primeiro a condição dos nossos educadores conhecerem a temática, se envolverem e se tornarem responsáveis e comprometidos com a convivência ética na escola. E hoje temos a satisfação de não só colocar isso em prática nas escolas por meio dos Planos de Convivência, como também de contar com a sensibilidade da administração em perceber a grandeza da proposta, que agora é um projeto de política pública, um legado que deixaremos para a nossa cidade”, celebrou a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Também participaram da solenidade de abertura, o presidente da Câmara, Carlos Roberto de Oliveira Costa, a diretora da Autarquia Municipal de Ensino, Nanci de Moraes, a superintendente regional de Ensino de Poços de Caldas, Noêmia Lourdes Furtado e a secretária-adjunta de Educação, Daniela Azevedo Volpi Braz. “Agradeço pelo convite para participar da abertura desse importante evento cujo tema é, sem dúvida, desafiador. A convivência e a ética são temas presentes no dia a dia de nossa vida, na escola e em todos os espaços”, ressaltou o presidente da Câmara, professor Carlos Roberto.

A palestra de abertura teve como tema “A Convivência Ética nas escolas”, com a Dra. Telma Pileggi Vinha, pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional da instituição. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e o desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp/Unicamp. Coordena e desenvolve cursos de formação e projetos em escolas que visam à melhoria da qualidade da convivência e a construção da autonomia moral.

Palestra de abertura teve como tema “A Convivência Ética nas escolas”, com a Dra. Telma Pileggi Vinha

“A convivência pode ser planejada, como as demais áreas do currículo, mas para isso é preciso fazer diagnóstico e implantar várias ações coordenadas que se consolidam no Plano de Convivência. É formar gestores, professores e equipe da escola, mas só formação não é suficiente porque ela transforma pessoas. Já o plano de convivência transforma a instituição e, para isso, precisamos ter procedimentos implantados. Essa trajetória que agora se consolida como proposta de política pública teve um caminhar muito grande e está madura. Esperamos que o exemplo de Poços de Caldas inspire outras cidades”, enfatizou a palestrante da noite, Telma Vinha.

Já o segundo projeto assinado, de autoria dos vereadores Maria Lígia Podestá e Gustavo Bonafé transforma em lei o Programa Educador Aprendente. Após a aprovação, o programa de formação continuada de educadores, por meio de parcerias com universidades, também será garantido como política pública. As duas matérias serão encaminhadas à Câmara Municipal para apreciação e aprovação.

“Tenho certeza de que esse projeto será uma referência para outras cidades e estados e vai se espalhar pelo Brasil’, ressaltou o prefeito Sérgio Azevedo