Prefeito destaca importância da reciclagem em evento da Danone

Evento debateu a política nacional de resíduos sólidos e teve bate-papo com catadores de material reciclável

Na tarde desta quinta-feira (15), aconteceu na Urca a apresentação do final da terceira fase do programa Novo Ciclo da Danone. Criada há sete anos, a ação de reciclagem começou em Poços de Caldas e, hoje, abrange mais de 70 cooperativas de Minas Gerais e São Paulo.

Apresentação do final da terceira fase do programa Novo Ciclo aconteceu na tarde desta quinta (15)

O evento teve participação de lideranças da Danone, da Fundação Avina, do Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) e do Movimento Nacional dos Catadores. A abertura contou com o diretor da fábrica local da Danone, Jaimir Brotto, a diretora da Avina, Gláucia Barros, o prefeito Sérgio Azevedo e o representante do Movimento Nacional de Catadores, Severino Lima Júnior.

Brotto destacou a importância da sustentabilidade. “É muito importante que o sucesso econômico esteja interligado ao processo social. O programa Novo Ciclo traduz isso”, disse. Desde a implantação em 2012, o Novo Ciclo conseguiu apoiar o desenvolvimento de cooperativas, conectando-as com administrações locais e indústrias recicladoras. Atualmente, inclui 76 cooperativas de 67 cidades.

“Reciciclar é um grande desafio do nosso país. Esse projeto que a Danone faz junto aos parceiros é muito importante”, avaliou o prefeito Sérgio. “A Prefeitura tem investido bastante em coleta seletiva, integrando a cidade inteira. O papel que os catadores de lixo fazem na cidade é essencial. Esse ano, tiramos mais de 80 catadores da informalidade”, completou.

O evento debateu a política nacional de resíduos sólidos, teve apresentações culturais e um também um bate-papo com catadores de material reciclável. “A luta dos catadores em Minas Gerais é referência em nível nacional e internacional”, disse Severino. “A gente só deixa de ser invisível quando faz algo de bom à sociedade”, concluiu.

Apresentação de capoeira na abertura do evento