Prefeito entrega prêmios de incentivo ao circo teatro e dança

Prefeito entregou a artistas Prêmios de Incentivo, da Secult, a Dança, Teatro e Circo

Na manhã desta quarta-feira, artistas receberam os Prêmios de Incentivo a Dança, Teatro e Circo, concedidos pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), de Poços de Caldas. A cerimônia foi realizada na prefeitura e contou com a presença do prefeito, Sérgio Azevedo, e também dos autores das propostas. Os espetáculos vão integrar a programação da 25ª edição do Julho Fest, o maior festival de inverno da região, que acontece nas férias de meio de ano, com entrada franca.

Ao todo, foram oito prêmios, entregues para projetos que envolveram 85 artista das três áreas: Circo (1ª edição), com duas propostas selecionadas; Dança (2ª edição); também duas; e o Prêmio Benigno Gaiga de Teatro (4ª edição), que teve quatro projetos escolhidos.

Sérgio parabenizou os servidores da Secult pelo trabalho realizado e reafirmou a disposição de continuar a investir, cada vez mais, no setor nos próximos anos. O prefeito disse, ainda, que mesmo com dificuldades financeiras, a atual administração não cortou recursos da pasta e ressaltou que cerca de R$ 3 milhões, um investimento recorde, já foram destinados para projetos este ano.

O prefeito lembrou, ainda, que agora com o novo modelo de incentivo, os recursos para a cultura saem totalmente da Prefeitura, depois que a modalidade Patrocínio Direto do DME foi extinta por força de Lei. Segundo ele, no entanto, nada foi cortado em investimento no setor. “Não temos dados oficiais, mas, acho que podemos afirmar que Poços é uma das cidades que mais investem nas áreas de Cultura e Esporte”.

Cada projeto recebeu, R$ 6 mil (R$ 1 mil à mais que em anos anteriores), totalizando R$ 48 mil. Os contemplados receberam ainda troféus. O projeto e as premiações concedias as obras cumprem meta do Plano Municipal de Cultura.

O diretor de Políticas Culturais da Secult, Luis Gustavo Dutra, lembrou do importante trabalho da equipe da Secretaria e citou nominalmente cada um dos participantes das comissões. Dutra defendeu, ainda, a cultura como um projeto de Estado e não de governo e elogiou a atual administração pelo apoio dado ao setor.

Entre as propostas apresentadas, estão clássicos da literatura brasileiras e estrangeiras, como obras de Machado de Assis e Saint Exupéry e também criações originais de artistas locais. Dentre os critérios básicos de seleção receberam pontuação extra, propostas coletivas, inéditas, com cenário, figurinos e, ainda, aquelas com iniciativas de acessibilidade, como intérprete de libras.

As comissões, que analisaram as propostas, foram compostas pelos seguintes servidores da Secretaria de Cultura: Luis Gustavo Dutra, Marianna Gonçalves, Mariana Chaves, Silvana Alcântara e Ângela Nogueira. Também participaram, Gabriela Martins e Carolina Caponi, ambas da Secretaria de Turismo.

Propostas selecionadas

Prêmio Incentivo a Dança

Os Poemas que dancei para você – Luis Fernando Gonçalves

• Espetáculo de dança, entremeado poemas e canções consagradas de Oswaldo Montenegro, Zé Alexandre, Elis Regina, Chico Buarque e Vila Lobos.

Sol da Liberdade – Ricardo Batista Júnior

• Espetáculo sobre a influência das matrizes africanas através do hip hop

Prêmio Incentivo ao Cicro

Mambembe – Guilherme Eduardo Teixeira

• Conta a história de um grupo quase em falência e anuncia sua chegada pelas pequenas cidades, fugindo das dívidas e buscando sucesso. Conta com números de trapézio, lira, acrobalance, mágica e malabarismo.

Circo Sombrio – Ivan Luiz Soares

• Apresenta um número de fantasia, onde coisas impensáveis acontecem e onde os personagens realizam proezas circenses.

Prêmio Benigno Gaiga Incentivo ao Teatro

A Cantora Careca (livre adaptação) – Juliana de Almeida

• Francês Eugene Ionesco (teatro do absurdo- anticomédia)

Assim é (Se lhe parece) – Graziela de Souza

• (Obra de Luigi Pirandello – programa radiofônico da Rádio Regional)

O Pequeno Príncipe – Valdeci Marculino de Souza

• (adaptação da obra de Antoine de Saint-Exupéry – domínio público)

Os Homens de Joaquim Maria – Clistenis Betti

• (Baseado nas obras de Machado de Assis: Dom Casmurro, Quincas Borba, Memórias Póstumas de Brás Cubas e o Alienista. Celebra 180 anos do autor).