Prefeito recebe idosos em seu gabinete

Grupo de 14 idosos participou de um café com o prefeito na manhã de terça, 9

Prefeito Sérgio Azevedo recebeu, na manhã de terça 9, um grupo de 14 idosos em seu gabinete, para um café da manhã. O grupo foi formado por representantes do Conselho Municipal do Idoso, entidades e grupos de Terceira Idade do município. O evento é comemorativo ao Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro.

Os assuntos abordados foram segurança, parceria da Secretaria de Saúde com as entidades que abrigam idosos; passe livre; locais para prática esportiva; implantação de guia turístico sênior para atender os turistas da terceira idade; situação das calçadas na área central e outros, que demonstraram grande participação dos idosos na vida em comunidade.

A vice-presidente do Conselho do Idoso, Laura Corrêa Lisboa, destacou o encontro como “momento histórico e significativamente muito importante, já que neste ano comemoramos 30 anos da Constituição e 15 anos do Estatuto do Idoso”. Ela esteve acompanhada do presidente do Conselho, Paulo Danilo Vieira Ávila, que sugeriu várias pautas ao prefeito e salientou a parceria da administração e também da Câmara de Vereadores, que realizou uma audiência pública no último dia 26 e cujas demandas serão enviadas ao prefeito pelo vereador Lucas Arruda.

O prefeito Sérgio Azevedo discorreu sobre diversos assuntos com os idosos, como eleições, dificuldades financeiras, e também listou as realizações da administração, como a construção de 8 km de calçadas nos bairros, trazendo mais segurança na caminhada do idoso; o lançamento do projeto Poços Mais Segura; a revitalização das praças ; o repasse de R$ 15 milhões ao ano para entidades parceiras e o socorro financeiro a várias instituições de saúde, como os hospitais da Santa Casa, Santa Lúcia , SAMU e UPA, que não receberam verbas estaduais e o município teve que cobrir estes custos. “Toda esta situação impossibilita, por exemplo, o aumento dos repasses dos convênios e a ampliação de projetos. Mas estamos mantendo o que a cidade já tem, com muita dificuldade”.

O prefeito anunciou ainda o Centro de Convivência para Idosos, cujo projeto já está concluído, aguardando parcerias da iniciativa privada para que seja efetivado. Ao final do encontro, prefeito foi aplaudido pela disponibilidade do encontro e também pelo tempo dedicado aos idosos durante a manhã de terça.