Prefeitura adquire novas peças para o Xadrez Gigante

Prefeito entre o presidente do Clube de Xadrez, Jeremias Gonçalves e o secretário de Turismo, Ricardo Fonseca Oliveira

O prefeito Sérgio Azevedo, acompanhado pelo secretário de Turismo, Ricardo Fonseca, realizaram a entrega das novas peças do Xadrez Gigante, no último sábado,11. O ponto turístico, localizado ao lado da Estação Mogiana/Fepasa, voltou a ter as 32 peças completas, desta vez confeccionadas em material mais leve, facilitando a prática esportiva pelos moradores e turistas, adultos ou crianças.As peças ficarão expostas de segunda a sábado, de 8h às 17h e no domingo, de 8h às 14h.
Além das autoridades, também participaram da solenidade, enxadristas do Clube de Xadrez de Poços de Caldas, que jogaram , não só no tabuleiro gigante, mas também com as peças na escala normal, em diversas mesas montadas pela Secretaria Municipal de Turismo. O vereador Alvaro Cagnani e os secretários de Administração, Esportes e Saúde também prestigiaram o evento.
Para Jeremias Gonçalves, presidente do Clube de Xadrez de Poços de Caldas, a hora foi de agradecer e de lançar novos desafios para a divulgação da prática do xadrez na cidade. “Gostaríamos de agradecer a atual administração que tem nos apoiado bastante. Primeiro, cedendo o espaço do Museu para a prática da modalidade e retomando o xadrez gigante. Agora, estamos aguardando a confirmação do prefeito para o lançamento do projeto Xadrez nas Escolas. A intenção é levar a prática do esporte para as salas de aula e também trazer as crianças para jogarem no xadrez gigante”, informa Jerônimo.
O prefeito Sérgio Azevedo confirmou o projeto para 2018 e destacou as qualidades do esporte. “O xadrez favorece o raciocínio e a organização espacial. Atua também como prevenção ao mal de Alzheimer. Vamos realizar o projeto Xadrez nas Escolas, numa parceria com o Clube de Xadrez, Secretaria de Esportes e Secretaria de Educação”, destacou.
Xadrez na cidade
Os cerca de cem praticantes de xadrez de Poços de Caldas têm agora um espaço adequado para praticar o esporte, no Museu Histórico e Geográfico da cidade. Todos os sábados, a partir de 14:30h, o museu abre suas portas para os amantes do xadrez. Para jogar, não precisa pertencer ao clube, basta levar o material necessário ao jogo. As mesas e cadeiras, assim como toda a estrutura do museu, ficam disponíveis aos jogadores.
Outro projeto, desenvolvido por meio de patrocínio direto do grupo DME , via aprovação da Secretaria de Esportes, e também parceria com a Cultura , oferece aulas de xadrez nas bibliotecas públicas municipais. As aulas acontecem no período da tarde, nas Bibliotecas Centenário (Urca), Monjolinho, Zona Sul e Zona Leste (antigo Centro Social Urbano). O projeto Mentes Brilhantes é desenvolvido pelo enxadrista campeão brasileiro e mineiro Osmar Miranda.
Enxadristas retomam as partidas no Xadrez Gigante