Prefeitura convoca inscritos no Cadastro da Habitação que não receberam visita domiciliar

Residencial Vale dos Pinheiros, no Jardim Itamaraty, está em fase final

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (28) o 4º Edital de Convocação do Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional da Secretaria Municipal de Promoção Social, que comunica o encerramento das visitas domiciliares dentro do processo de análise de critérios do Programa Minha Casa Minha Vida no município.

O edital também convoca as pessoas que possuem inscrições no Cadastro da Habitação, dos anos de 1990 a 2009, que fizeram a atualização após agosto de 2017, mas que ainda não receberam visita domiciliar, a comparecerem na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, de 1º a 4º de julho, das 9h às 16h, na Avenida Mansur Frayha, anexo ao Terminal Rodoviário. A ausência no período estabelecido implica a não participação no atual Programa Minha Casa Minha Vida.

A convocação faz parte do processo de seleção dos candidatos a beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1. A Prefeitura vai entregar 634 novas moradias até o próximo ano. São 244 unidades habitacionais no Residencial Vale dos Pinheiros, no Jardim Itamaraty, na zona leste, e 390 no Residencial Sonho Dourado, no Jardim Esperança 3, na região sul.

O período de atualização cadastral para os inscritos no Cadastro da Habitação teve início em agosto de 2017 e seguiu até outubro de 2018. Em fevereiro de 2019, foi realizado o terceiro e último mutirão para atender aqueles que, por algum motivo, deixaram de providenciar a atualização cadastral junto ao Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional.

Processo de seleção
O processo de seleção engloba atualização cadastral, visita domiciliar e apresentação de documentos. A convocação publicada nesta sexta-feira é voltada para as pessoas que realizaram a atualização cadastral, mas ainda não receberam a visita das assistentes sociais da Prefeitura.

“Estamos concluindo o processo referente ao Residencial Vale dos Pinheiros, no Jardim Itamaraty, que está em fase de finalização. A convocação tem como alvo as pessoas que realizaram a atualização cadastral, mas ainda não receberam a visita da nossa equipe. Em alguns casos, a equipe chegou a realizar sete visitas à mesma residência, inclusive com agendamento prévio por telefone, mas ninguém foi encontrado. O processo é bastante complexo e precisamos cumprir as determinações e prazos estabelecidos no Plano de Trabalho junto à Caixa Econômica Federal”, explica a responsável pela área administrativa do Programa Minha Casa Minha Vida da Secretaria de Promoção Social, Wirgínia de Vito.

As visitas domiciliares têm por objetivo verificar a real situação das famílias inscritas e levantar dados referentes a todas as pessoas que fazem parte do núcleo familiar. Depois, os técnicos do Departamento Habitacional da Secretaria de Promoção Social avaliam o enquadramento das famílias inscritas nos critérios municipais e nacionais e as consideradas aptas são encaminhadas à Caixa Econômica Federal para avaliação final do processo.

“Desde 2017, a Secretaria Municipal de Promoção Social está empenhada no sentido de dar publicidade e transparência ao processo de atualização dos inscritos no Cadastro da Habitação aptos a participarem do processo de seleção do Programa Minha Casa Minha Vida. Nossa preocupação é que as pessoas não sejam prejudicadas pela falta de informações e estamos trabalhando neste sentido desde o início do processo. Por isso, é importante que as pessoas que ainda não receberam a visita domiciliar atendam a nossa convocação e estejam aqui na próxima semana”, destaca a secretária de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3714-3564 e 3712-8515.

Ouça a convocação no spot abaixo.