Prefeitura inaugura novo abrigo para animais

abrigo-de-animais-2

Somente animais sadios serão abrigados, para posterior adoção, no novo abrigo

Será inaugurado na próxima segunda-feira (5), às 10h, o Abrigo Municipal de Proteção Animal, que foi construído pela Prefeitura no bairro São José. O local conta com dez baias, clínica veterinária, área de banho e galpão para atividades de educação ambiental. Além de fornecer um local adequado para o animal abandonado, o objetivo do abrigo é sensibilizar, através de palestras de conscientização, o quanto o abandono é prejudicial, não só ao animal, mas a todas as pessoas, seja através das inúmeras zoonoses ou os mais variados acidentes.

Com a inauguração do local, o animal (cão ou gato) será recolhido pelo Centro de Controle de Zoonoses e passará por triagem. Se estiver saudável, será encaminhado ao abrigo, onde será vacinado, vermifugado, castrado, chipado, passará por banho para retirada de ectoparasitas e colocado à disposição para adoção. Jà os animais doentes, serão encaminhados para o antigo CCZ, para os devidos cuidados.

Além da proteção animal, o abrigo está inserido em uma perspectiva maior de educação ambiental. No local, será feito plantio de muda de árvores, a fossa será ecologicamente correta e será reutilizada a água da chuva, dentro dos conceitos de sustentabilidade. O abrigo trabalhará também com a conscientização de jovens e crianças com relação à posse responsável, incentivando a castração dos animais e tratando seriamente a questão do abandono, bem como suas consequências. Para tanto, fornece espaço para palestras e aceita voluntários para passeios e interação com os animais.

O município já conta com outros projetos de proteção animal como o Centro de Controle de Zoonozes e o Castramóvel, que castra cães e gatos nos bairros da cidade. O castramóvel , desde sua implantação, em 2O14, já realizou 1.473 castrações, em cães e gatos, machos e fêmeas.

O novo abrigo tem parceria com entidades que fazem campanha de adoção de animais e vai incentivar a posse responsável e, uma vez adotado, o animal terá auxílio veterinário e acompanhamento, para evitar que seja abandonado novamente.

O imóvel onde o abrigo foi construído denominado “Campo do Serrote”, é propriedade do município desde 1921. Foi adquirido de Agostinho José da Costa Junqueira pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, na data de 10 de outubro de 1921. Em 2006, o imóvel foi cedido à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, para instalação da cavalaria (Lei 8.264/06). Em 2012, a PM devolveu formalmente a área para a Prefeitura. Em 2014, foram iniciadas, no mesmo local, as obras do abrigo de animais de Poços de Caldas.