Prefeitura pretende fortalecer agricultura familiar no município

encontro PAA 2

Vice-prefeito Flávio Faria ressaltou a importância da agricultura familiar no municipio e abordou projeto de lei que cria o PAA Municipal

A Prefeitura de Poços, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Divisão de Fomento Agropecuário,  está buscando o fortalecimento de vínculos com os produtores rurais do município, com o objetivo de orientar e ampliar o fornecimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar e também para as entidades assistenciais.
Os objetivos, as metas e ações para este fim foram assuntos abordados no ‘Encontro Municipal PAA e PNAE’ que reuniu produtores rurais e representantes das Associações Assolima, Assodantas e Acor, com representantes da Prefeitura (Promoção Social, Vigilância Sanitária. Educação e SMDET), e Emater. A reunião aconteceu na tarde da última segunda, 25, na escola municipal Carmélia de Castro, na comunidade Souza Lima.
Entre os assuntos abordados, a definição das ações do Promae e do Banco de Alimentos, orientações com nutricionista  e sobre manipulação correta dos produtos, inclusive no transporte;  a importância da Emater e os serviços que tem à disposição  do produtor rural.  “Foi um encontro muito proveitoso, no qual pudemos explanar nossas ações, oferecer nossos serviços e, inclusive, falar da importãncia do agricultor para as crianças e para as famílias que dependem do Banco de Alimentos para garantir uma alimentação de qualidade. Hoje, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), temos a participação de quase cem produtores rurais cadastrados que entregam seus produtos no Banco de Alimentos. Este, por sua vez, entrega a 38 entidades assistenciais da cidade. Já o Programa Municipal de Alimentação Escolar, o Promae, hoje atende a 7 mil crianças das nossas creches. Nosso objetivo é ampliar este fornecimento para todos os alunos da rede municipal, que totaliza 19 mil crianças e jovens”, informa o vice-prefeito  e titular da SMDET, Flávio Faria.
Ele destaca ainda que, visando garantir o fortalecimento da política de agricultura familiar no municipio, a Prefeitura está finalizando a minuta da lei que cria o PAA Municipal. “Esperamos em breve definir o formato desta lei , um compromisso do prefeito Sérgio Azevedo com os agricultores, para enviá-la à Câmara e assim garantir a continuidade desta política pública no municipio”, ressaltou Flávio Faria.
Entre as ações desenvolvidas pela SMDET estão a realização de um mapeamento de todos os produtores rurais de Poços de Caldas e ampliação da oferta de orientação técnica no sentido de permitir aumentar a diversificação dos produtos hortifrutis para fornecer às entidades assistenciais e também para as escolas. “Esperamos, em breve, colher os frutos destas ações, que irão se refletir não só na economia do municipio, mas também no produtor e na sociedade”, conclui o vice-prefeito.