Prefeitura realizou plantio de 6 mil mudas de árvores em 21 meses

Plantio das mudas é orientado pela equipe técnica da SSP, conforme o local e as condições de solo

Desde o ano passado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou o plantio de 6 mil mudas de árvores, em todas as regiões da cidade. O trabalho, realizado pelos servidores municipais, vai desde a produção das mudas, no horto e no novo viveiro, até o plantio, em todas as regiões da cidade. “O trabalho está só no começo. Para o próximo ano, teremos uma equipe específica de servidores voltada ao plantio e ao cuidado com as árvores da cidade”, destaca o prefeito Sérgio Azevedo, ressaltando que a meta é plantar 40 mil mudas de árvores até o final da gestão.

A Secretaria de Serviços Públicos realizou também um inventário das árvores existentes na cidade. O estudo foi apresentado na Câmara Municipal, no último dia 6, durante Simpósio para discussão do Plano Diretor de Arborização Urbana de Poços de Caldas, uma iniciativa do vereador Lucas Arruda. O inventário foi apresentado pela servidora Isis Alves, auxiliada por Marcos Salles e Miguel Salles.

Poços Mais Linda
A Secretaria de Serviços Públicos está desenvolvendo também o projeto Poços Mais Linda, que está revitalizando as praças da cidade, com o plantio de árvores e nova vegetação, confecção de novas calçadas e iluminação adequada, devolvendo aos bairros seus espaços de convivência e prática de exercícios, há anos abandonados. O projeto já revitalizou as praças dos bairros Vila Rica; Santa Rosália; Praça América, no Jd Quisisana, Jd Esperança; Vila Togni; Jd São Paulo e Marco Divisório, além da Praça Brasil, onde está instalada a Fonte das Rosas, na região central.

Meio Ambiente
O Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento realizou, na manhã de sexta, 21, a distribuição de mudas de árvores frutíferas, na sede da secretaria. Foram 50 mudas de diversas espécies, como pitanga preta, jabuticaba, pitanga e limão, produzidas no Jardim Botânico da cidade. “Foi um ato simbólico, em comemoração ao Dia da Árvore, com a intenção de incentivar as pessoas a plantarem e a cuidarem da planta que levaram”, informa Cibele Benjamin, coordenadora do DMA.

O Jardim Botânico de Poços de Caldas também atua na reprodução de espécies presentes no Planalto de Poços de Caldas e contribui com diversas campanhas desenvolvidas no município. Em breve, será parceiro do projeto ‘Preservando as Nascentes’, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, voltado para a preservação das nascentes na região rural do município, recompondo áreas degradadas no entorno destas nascentes. Também são parceiros da iniciativa a Emater, o DMAE e o DME.