Procon alerta para golpe do empréstimo fácil

Dezenas de consumidores têm procurado o Procon municipal após caírem no chamado golpe do empréstimo fácil. O órgão de defesa do consumidor alerta para que as pessoas não depositem qualquer valor para a finalização de empréstimos pessoais.

Através de contato telefônico, aplicativo, e-mail ou site, o consumidor é induzido a acreditar na liberação de valores em dinheiro, sem consulta aos serviços de proteção ao crédito e/ou qualquer garantia real. O empréstimo seria liberado a partir do pagamento de falsas “taxas administrativas”, geralmente depositadas em nome de pessoas físicas.

Vale lembrar que a inscrição no CNPJ não garante a idoneidade da empresa, sendo que qualquer instituição financeira deve ter registro junto ao Banco Central para operar no país. “Empresas sérias não solicitam depósito prévio de qualquer valor para liberação de empréstimos pessoais”, alerta a assessora jurídica do Procon, Fernanda Soares.

Em caso de dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon, pelo telefone 3697-2065 ou pelo e-mail procon.pocosdecaldas@gmail.com ou direto com o Banco Central, pelo 0800-979-2345 ou pelo site www.bcb.gov.br.