Você está em:

Procon lança serviço de consulta on line para o consumidor

A partir desta quinta-feira, (1º) de novembro, o Procon de Poços de Caldas passa a disponibilizar mais uma ferramenta, que permite ao cidadão fazer consultas ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Para acessar o banco de dados, a pessoa precisa possuir um e-mail válido, bem como cadastro completo junto ao órgão de defesas do consumidor.

O Sindec, com acesso ao “modo consumidor”, está sendo implantado pela primeira vez na cidade e visa agilizar o retorno de respostas ao cidadão, trazendo em tempo real resultados das reclamações, bem como o histórico das demandas dentro do sistema utilizado pelo Procon. O Sindec é utilizado pelo órgão desde 2007 e os fornecedores cadastrados à CIP Eletrônica passaram a ter acesso ao sistema no ano passado.

O Procon será responsável pela emissão da senha de acesso, que poderá ser modificada posteriormente pelo usuário. O serviço, com base no Sindec, será disponibilizado a todo cidadão de Poços, que tiver o cadastro ativo no “modo consumidor” junto ao Procon. Esses usuários do sistema não poderão solicitar 2ª via de documentos.

O consumidor pode, no entanto, consultar todos os atendimentos realizados no Procon, sem precisar se deslocar até à sede do órgão e, ainda, poderá conferir e confirmar antigos e novos atendimentos, obter respostas e reclamações sobre empresas. Os atendimentos junto ao Procon, no entanto, continuam sendo realizados de três formas: presencial, procon online e formulário manuscrito.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social