Profissionais da educação integral participam de formação para o início do ano letivo

Dando continuidade à semana de formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, foram realizados, nos dias 14 e 15/02, encontros com os professores que atuam na Educação Integral nas escolas e unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ).

O objetivo da formação foi apresentar aos profissionais da educação integral as propostas de trabalho para 2019, tendo como norte os eixos de trabalho da Rede Municipal de Ensino, como Educação no Território e Plano de Convivência Ética, desdobrando-se em outros eixos temáticos como Educação Científica, Direito à Cidade, Arranjos Culturais e Expressão, Corpo e Movimento.

“Através do lúdico, por meio de dramatizações, proporcionamos momentos de trocas de experiências e aprendizado entre os educadores, apresentando novas metodologias para executarmos nosso trabalho, sempre buscando alcançar o que dispõe a Política de Educação Integral, que é garantir o desenvolvimento dos educandos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural, constituindo-se como projeto coletivo, compartilhado com crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais”, destaca a coordenadora do Programa Municipal de Juventude, Michele Santana.

Os encontros foram avaliados pelos educadores, que apontaram como importante e pertinente a realização de momentos como este, nos quais é possível ampliar o campo de visão educacional, proporcionando segurança para o início das atividades do ano letivo.

Hoje, a educação integral atende aproximadamente 3 mil estudantes em nove unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) e 13 escolas da rede municipal. As atividades da educação integral em 2019 tiveram início nesta segunda-feira (18), juntamente com o início do ano letivo dos ensinos fundamental, médio, pós-médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal.