Programa Conectados realiza mostra de encerramento das atividades em 2019

Foi realizada na última quinta-feira (28), no Paço das Águas, a mostra de encerramento do Programa Conectados, parceria desenvolvida entre o Instituto Algar, por meio da Benjamim Consultoria, e a Secretaria Municipal de Educação, que tem como objetivo contribuir na formação de educadores e gestores da rede municipal de ensino, na perceptiva do uso de metodologias ativas e tecnologias digitais e analógicas na educação.

Na ocasião, professores das nove escolas participantes do projeto em 2019 apresentaram iniciativas desenvolvidas em salas de aula a partir dos conteúdos das formações do Programa Conectados. “Na mostra, ficou claro que os professores realmente levaram as metodologias ativas para a sala de aula e desenvolveram atividades que vão ao encontro da proposta apresentada pelo programa, que é bastante atual e visa atender as necessidades do educando de hoje”, destaca a gerente do Programa de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Lisboa.

Para a consultora Priscila Nogueira de Paula, a avaliação da formação foi bastante positiva

A professora de Matemática Rosane Serenini Costa, que atua no Colégio Municipal e na E.M. Wilson Hedy Molinari, por exemplo, apresentou uma atividade de aprendizagem baseada em problema (PBL). “Foi bem proveitoso usar as sugestões. Os estudantes aderiram às propostas e ficaram felizes em participar das atividades”, conta.

Para a mostra, ela selecionou a atividade desenvolvida durante a Semana de Educação para a Vida com turmas de 7º ano do Colégio Municipal. Os estudantes pesquisaram os itens que compõem a cesta básica e depois foram até o supermercado verificar os preços dos produtos. “Somamos os valores para saber o custo médio da cesta básica. Os alunos ficaram empolgados e também surpresos. O retorno foi positivo, tanto dos alunos como de alguns familiares que me procuraram para relatar que a experiência foi muito válida porque os estudantes passaram a dar mais valor e a perceber que custa caro”, destaca a professora.

Professores apresentaram atividades desenvolvidas durante o ano

Para a diretora da Benjamim Consultoria, empresa que presta assessoria pedagógica ao programa Conectados, Priscila Nogueira de Paula, a avaliação da formação em 2019 em Poços de Caldas é muito positiva. “Percebemos que muitas das estratégias que nós construímos juntos durante a formação foram executadas em sala de aula. Os professores proporcionaram aos alunos a vivência das estratégias que trouxemos nas duas formações presenciais de 2019. Não só pela mostra, mas também pelo acompanhamento no blog do programa, o instituto percebe que, a cada vez que nós nos encontramos, os professores se apropriam mais das metodologias ativas da aprendizagem e os gestores se apropriam mais das ferramentas de gestão e isso facilita o trabalho dentro das escolas”, ressalta.

A parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Algar nasceu em 2017, por meio da formação “Mídias na Escola”, voltada para os educadores que lecionam na educação básica, com a proposta de apresentar e discutir formas de utilização de mídias impressas e virtuais na educação. Em 2018, a capacitação foi ampliada e deu origem ao Programa Conectados, que tem por objetivo contribuir com as formações que integram educação e tecnologia, observando as necessidades de inovação no meio educacional.

O Instituto Algar, a Benjamim Consultoria e a Secretaria Municipal de Educação estudam as possibilidades de parceria para 2020.