Programa DST/AIDS realiza testagem rápida em mais de 300 pacientes durante o Dezembro Vermelho

Rua Assis foi um dos locais da programação do Dezembro Vermelho

Falar sobre prevenção, tratamento, formas de contágio, realizar testes rápidos e distribuir preservativos: todas estas ações fizeram parte da mobilização do Dezembro Vermelho, iniciativa nacional de conscientização e prevenção do HIV.

O cronograma da equipe do Programa Municipal DST/AIDS incluiu atendimentos na rua Assis Figueiredo, na UPA, a Unidade de Pronto Atendimento, no Hospital Municipal Margarita Morales, no Hospital da Zona Leste, na unidade básica de saúde Country Club, no Abrigo Lar Irmã Dulce e em uma casa noturna da cidade. Nestas visitas, foram realizados 204 testes rápidos e registrados seis diagnósticos de sífilis, um de hepatite B e três de hepatite C.

Os casos estão em fase de confirmação de diagnóstico no Programa. Além disso, durante o mês foram realizados na sede do serviço, 138 testes rápidos. A média mensal é de 100 testes. Ao todo, foram feitos 342 testes, pela equipe do Programa. A mobilização também foi realizada de forma descentralizada, nas unidades básicas de saúde dos bairros, pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família.

“O Dezembro Vermelho é para trabalhar a conscientização da população sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Nestas abordagens percebemos que muitos ainda não sabem o que é sífilis ou não têm conhecimento a respeito das hepatites. Foi muito produtivo porque nesta programação, atendemos a um público que certamente não viria até o Programa buscar este atendimento”, avaliou a enfermeira e coordenadora do DST/AIDS, Dirce Tomoko Hara Soares.

O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva destaca ações que fazem do Programa Municipal, uma referência para a região. “Este atendimento continuado, somado a iniciativas de busca de demanda e a trabalhos de orientação em parceria com a secretaria de Educação, tornam este trabalho abrangente, o que é fundamental para a prevenção”.

Foram registrados este ano em Poços, 44 casos de HIV, sendo 37 masculinos e 7 femininos, com prevalência na faixa etária dos 20 aos 40 anos. Em 2017, foram 40 diagnósticos; 43 em 2016 e 45 em 2015. Relações sexuais sem preservativo; compartilhamento de seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação: estas são formas de transmissão do vírus HIV.

Divulgação das ações gerou aumento da procura pelos testes também na sede do Programa

Atendimento Permanente

O diagnóstico e o tratamento do HIV e de outras IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis e Hepatites B e C, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde ou no Programa Especializado, que oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos. O DST/Aids em Poços também oferece a Profilaxia Pós Exposição (PEP). O Programa fica na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das ruas Rio Grande do Sul com Pará. O atendimento está disponível durante todo o ano, sem necessidade de encaminhamento.