Programa leva alegria e prazer da atividade física a mais de 9 mil alunos de Poços

Treinamento foi realizado no IFSULDEMINAS

“Dá para trabalhar com todas as faixas etárias e desenvolver a metodologia de uma maneira interessante, de forma que a criança sinta prazer. Não adianta a gente aplicar as atividades se a criança não estiver tendo essa interação. O mais importante é que ela interaja de verdade. É assim que a gente sabe que houve o aprendizado”. A auxiliar de desenvolvimento infantil, Regina Gomes da Silva Franco, do CEI Lápis de Cor, na zona oeste, sintetizou o espírito do método “Joy of Moving”, que tem como objetivo despertar o prazer e a alegria do movimento nos alunos de escolas e creches municipais.

Poços de Caldas foi escolhida pelo Grupo Ferrero como primeira cidade fora da Itália a receber o programa. A implantação teve início em outubro do ano passado, com o lançamento da parceria entre a empresa e a Secretaria de Educação. Nesta sexta-feira (15), 196 profissionais da rede municipal de Ensino participaram da segunda etapa do treinamento da metodologia “Joy of Moving”, realizada no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).

A essência do método é o desenvolvimento de 80 tipos diferentes de jogos físicos que podem ser realizados em espaços restritos ou praticados ao ar livre. “Quando apresentamos o projeto à Secretaria de Educação percebemos um grande entusiasmo, já que as atividades iam ao encontro do que a Secretaria já vinha trabalhando. Então, trouxemos um ferramental para a implantação das atividades de desenvolvimento motor, associado ao desenvolvimento cognitivo e também à parte relacional, à sociabilidade das crianças. Foi uma conjunção muito positiva de objetivos e fatores”, destaca o diretor de Assuntos Corporativos da Ferrero no Brasil, Afonso Champi, que também participou da formação realizada nesta sexta-feira.

Professor José Angelo Barela, da Unesp, orienta o programa

Mais de 9 mil alunos de Poços estão sendo beneficiados com a iniciativa. “Agora as unidades estão instrumentalizadas para desenvolver as atividades, tendo o acompanhamento dos professores do programa, que farão a avaliação dos resultados. Para nós, continua sendo uma satisfação manter parceria com propostas sérias e comprometidas com o desenvolvimento do nosso ser humano aluno”, ressalta a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Nesta segunda etapa, um grupo de professores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), treinado pelos instrutores italianos, orientou os profissionais de Poços sobre a aplicação do “Joy of Moving” junto aos alunos com limitações físicas, além de avaliar a implantação do método.

O professor José Angelo Barela, doutor em Desenvolvimento Motor pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e Professor Adjunto da Unesp, falou sobre o papel decisivo do professor no efetivo desenvolvimento da metodologia e celebrou os primeiros resultados. “Nós ficamos muito contentes quando fizemos as visitas a algumas escolas e vimos que a proposta das atividades estava sendo realmente implementada”, afirma. Ele informou, ainda, que em 80% das escolas visitadas o desenvolvimento já estava acima do proposto inicialmente.

Na prática
O professor de educação física da rede municipal, Pedro Mendes de Lima, que atua no Ensino Fundamental I da E.M. João Pinheiro, no Jardim Country Club, conta que, desde outubro, já foram aplicadas 6 atividades da metodologia “Joy of Moving” na escola. “Aplicamos seis atividades, nos meses de novembro e dezembro, justamente para termos um feedback de como o programa funcionaria nas unidades. Tivemos que adaptar à nossa realidade, ao nosso espaço físico e à nossa faixa etária e a receptividade das crianças foi ótima, com grande aceitação das atividades diferentes. Os alunos contribuíram e ajudaram a criar a atividade, de acordo com o interesse deles”, revela.

Formação reuniu 196 profissionais da Educação, em dois períodos

Segundo o diretor da Ferrero, Afonso Champi, a ideia é exatamente essa. “O propósito do programa é fazer movimento com alegria e a alegria predominou nos dois dias de formação no ano passado e predominou ainda mais quando nós começamos a receber os vídeos dos professores, gravados domesticamente nas suas escolas, mostrando a atividade na prática com os seus alunos, com muita criatividade, já que o programa prevê isso. Mais do que adaptar, os professores de Poços conseguiram trazer soluções maravilhosas. Os italianos ficaram deslumbrados quando viram o que estava acontecendo aqui no Brasil”, destaca.

No CEI Lápis de Cor, por exemplo, algumas atividades foram realizadas na Praça da Vila Cruz

A equipe do “Joy of Moving” realiza também medições e avaliações dos alunos no início do ano letivo, que serão comparadas a uma nova avaliação, que será feita no final do ano. “Isso permitirá a todos – professores, a própria Secretaria de Educação e a organização do programa – entender o quão efetivo foi a metodologia na evolução dessas crianças e também na perspectiva da família, de como os familiares perceberam a criança mais segura, mais ágil nas respostas, tudo isso coroado com muito alegria”, ressalta Champi.

O professor de educação física Pedro Mendes de Lima, sintetiza a relevância do “Joy of Moving”. “A metodologia vem somar ao nosso planejamento, enriquecer o nosso trabalho, diversificando as atividades, com um embasamento teórico, que é extremamente importante. Não é o brincar por brincar, mas sim uma atividade com propósito, não só motor, mas afetivo, cognitivo e social da criança”, finaliza.