Programa Materno Infantil da Secretaria de Saúde forma mais uma turma

Cerca de 60 famílias participaram da formatura

Eu tinha muitas dúvidas e lá no Programa eles passaram tudo pra gente, muita informação importante. Aprendi coisas que eu nem imaginava, apesar de já ter tido duas gestações antes da Maria Luíza”, disse a confeiteira Maria Cândida, 41, que junto da filhinha dela e de outras cerca de 60 famílias, participou da festa de formatura do Programa Materno Infantil. Este é um evento tradicional do calendário da Secretaria Municipal de Saúde e marca o acompanhamento do primeiro ano de vida das crianças participantes do Programa. A festa teve entrega de certificados, camisetas e presentes, bolo, cachorro-quente, refrigerante e algodão-doce. O evento realizado pela Prefeitura, teve o apoio de um grupo de voluntários. “Há quatro anos nós participamos e é muito gratificante, porque as crianças e as famílias esperam por essa festa”, comentou a empresária Raquel Tassi Coutinho.

Solenidade

Teve entrega de certificado, camiseta, presente e confraternização

Em cerimônia, na tarde desta quinta, 12, no Espaço Cultural da Urca, foram feitas as entregas dos certificados e as fotos com os participantes. “Das 60 mães que vieram, 90% delas continuam amamentando. Ficamos muito felizes por isso, porque significa que estamos alcançando o objetivo que a gente busca com o trabalho”, avaliou a nutricionista Ana Elisa Stano Casalinho.  O Materno Infantil forma, por ano, cerca de 250 crianças. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) como politica mundial de saúde pública é que os bebês devam ser amamentados exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida.

O secretário de Saúde Carlos Mosconi falou da importância do Programa, para a saúde das mamães e dos bebês. “Este é um dos momentos

Grupo de voluntários que mais uma vez, colaboraram para a realização da festa

do ano mais felizes para a Saúde, momento de festa, de alegria, para celebrarmos os resultados deste Programa que traz mais segurança, mais conforto e mais qualidade de vida para as gestantes e para os seus bebês. É com muita satisfação que apoiamos e que vemos os resultados desta ação”. O vice-prefeito Flávio Faria também participou da formatura. “É muito bom ver as famílias aqui reunidas neste momento festivo, felizes e satisfeitas com a assistência prestada”. O secretário adjunto de Saúde agradeceu a toda equipe pelo trabalho realizado no Programa Materno Infantil. “São 38 anos do Programa, fundado pelo doutor Bueno, fortalecido pela doutora Raulina Maria Adissi e por todas as pessoas que fizeram e que fazem parte deste valioso trabalho. Agradecemos a todos vocês pelo empenho e pela dedicação”, disse Flávio Togni de Lima e Silva. Uma das servidoras mais tempo no Programa é a técnica de enfermagem, Francisca Filomena Rosa Loro. São mais de 20 anos no Materno. “Pra gente é um aprendizado a cada ano, com cada turma. Me sinto muito feliz em poder colaborar”. O vereador Álvaro Cagnani representou a Câmara na solenidade. “Cumprimento toda a Secretaria de Saúde por este trabalho que é muito importante para toda a população”. Também participaram da entrega dos diplomas: a coordenadora do Programa, Daiana Clélia de Carvalho Morais; a secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza, além de demais servidores.

Programa Materno Infantil

Adriana com Sophia e Maria Cândida com Maria Luíza: todas atendidas pelo Materno

O Materno Infantil tem equipe multiprofissional que oferece um ciclo de seis palestras, considerados encontros informativos, durante a gestação. Entre os temas abordados com as futuras mamães, estão: motivação, saúde bucal, tipos de parto, amamentação, o que levar para a maternidade no tão esperado dia e os cuidados com o recém-nascido. Para participar é fundamental comprovar a realização do pré-natal durante toda a gestação, por meio da apresentação da carteirinha de gestante. Os bebês das mães que frequentam todo o ciclo, podem permanecer no Programa, com acompanhamento de nutricionista e pediatra, no primeiro ano de vida. São consultas mensais nos primeiros seis meses e bimestrais, do sétimo ao décimo segundo mês. Ao final do período, eles fazem exames laboratoriais, recebem alta e passam a ser acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde. “Eu gostei muito de participar e aprendi demais”, conta Adriana Gouvêia, 41, mãe da Sophia de 1 ano e 5 meses. O atendimento é na Rua Araguaia, 68, Jardim dos Estados, de segunda a sexta, das 7h às 13h. Todas as fotos da formatura foram publicadas em um álbum, na página oficial da Prefeitura de Poços, no Facebook.