Você está em:

Projeto de incentivo a alimentação saudável atende crianças da zona Sul

Crianças colocaram a mão na massa na atividade de encerramento do Chef Cuca

Crianças colocaram a mão na massa na atividade de encerramento do Chef Cuca

Inhame, abobrinha e atum: definitivamente não são os alimentos preferidos da maioria das crianças, mas por terem alto valor nutritivo, é muito importante que façam parte da dieta, juntamente com outros legumes, frutas, verduras. Com a ideia de mudar a opinião de um grupinho do Jardim Kennedy II, trabalhando a consciência alimentar, uma atividade movimentou as últimas semanas dos pequenos atendidos pela Associação Bem Viver. O projeto Chef Cuca, foi desenvolvido com o apoio das equipes de Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do Kennedy II e do NASF Sul – Núcleo Ampliado de Saúde da Família. A cada encontro, a turma com cerca de 30 crianças foi aprendendo algo diferente sobre alimentação saudável e com a oportunidade de colocar a mão na massa. O cardápio lúdico trouxe propostas como danoninho de inhame, suco do Hulk, conhecido como suco verde e suco da Mulher Maravilha, com laranja, beterraba e cenoura, entre outras opções. “Gostei de aprender a fazer sanduíche natural mas de comer, gostei mais do cookie com aveia e banana”, disse Klivia da Silva Pereira, 8. “Foi tudo bem legal e eu gostei mais do danoninho de inhame”, escolheu Alice Laura Dionísio, 8.

Na noite desta terça, 19, com as presenças dos pais, elas puderam demonstrar o que aprenderam. “É muito interessante e sou até suspeita demais para falar, porque motivou muito a minha filha. Ela estava diagnosticada com depressão, antes do projeto. Agora a psicóloga já falou que ela está bem e eu notei que ela melhorou muito, se envolveu muito e isso fez muito bem”, comentou Cleidemar Ribeiro Westin, 41, vendedora e mãe de uma das participantes.
“Essa foi uma demanda que a gente começou a verificar na unidade de saúde, crianças com dificuldade em ter boa alimentação ou crianças acima do peso. Então surgiu a ideia de trabalharmos essa informação para a mudança de hábitos. As crianças gostaram tanto que já temos pedidos para realizar a atividade com outra turma”, contou a enfermeira Amanda Ribeiro de Oliveira.

Além de plateia, a final do Chef Cuca, inspirada em um reality culinário da TV, teve direito a sorteio de caixas de ingredientes para o preparo das receitas. Um corpo de jurados avaliou organização, apresentação e sabor. “Esse foi um encerramento para envolver as famílias, mas todos aqui são vencedores. É muito importante que a partir de agora, os pais continuem com este trabalho em casa. É muito mais fácil desembalar, do que descascar, mas eu desejo que as crianças passem a descascar mais, porque é muito mais saudável consumir uma fruta ou legumes, do que um salgadinho ou uma bolacha industrializada e além disso, é mais barato também”, orientou a nutricionista Ana Cristina Sousa. “Cozinhar também é divertido, faz bem para o estômago mas faz bem também para o coração. Precisamos recuperar isso, esses momentos em família e a preocupação com a nossa saúde”, alertou o médico Euclides Colaço.

As crianças ganharam medalhas, um livrinho com as receitas aprendidas, avental personalizado e mudas de planta da Fundação Jardim Botânico. “Todos os envolvidos estão de parabéns pelo projeto. Iniciativas como esta têm mostrado o quanto é possível trabalhar a prevenção e a promoção de saúde além das unidades, além dos consultórios”, elogiou Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.

A Bem Viver é uma associação sócio assistencial que atende principalmente crianças e adolescentes, no contra turno escolar, com serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, conforme as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. A instituição recebe subsídio do município por meio de Termo de Cooperação. “Temos diversas parcerias como esta com a unidade de saúde do Kennedy 2, porque são essas parcerias que permitem a excelência do nosso trabalho e que formam o que nós chamamos de rede sócio assistencial do município”, afirmou Júlio César Alves, psicólogo da Associação.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social