Projeto desenvolve oficinas de cinema, meio ambiente e direitos humanos

Nos dias 10 e 11 de setembro, o projeto “Cine Novos Rumos Éticos: Eu Quero!”, que conta com patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou oficinas de cinema na Escola Estadual David Campista.

A iniciativa é da cineasta pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro/RJ), fotógrafa e doutora em Educação e Ecologia Humana pela Universidade de Brasília (UnB), Magda Pinto. A proposta oferece oficinas gratuitas sobre cinema, meio ambiente e direitos humanos. Os conteúdos abrangem noções de roteiro, linguagem fílmica, escrita criativa, fotografia, análise fílmica sobre questão ambiental e direitos humanos.

Além disso, o projeto desenvolve práticas de filmagens em ambientes externos, por meio de saídas para gravação de vídeos. “Foi um encontro muito rico. Além dos conceitos sobre cinema e direitos humanos, fizemos uma saída para filmagens. Assim finalizamos nossas oficinas”, destaca a cineasta Magda Pinto.

As oficinas foram realizadas também no campus de Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas. “Fico feliz em poder compartilhar um pouco das pesquisas acadêmicas, bem como do universo cinematográfico, que é extremamente apaixonante. Os retornos foram bem positivos dos participantes e das instituições”, ressalta.

Ela aproveita para agradecer as instituições parceiras do projeto: Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Escola Estadual David Campista, Câmara de Vereadores e Instituto Federal do Sul de Minas.