Projeto Escola da Inteligência proporciona integração com as famílias

Gerente de Ensino da Escola da Inteligência, Adriana Tomaz Lima, visitou a E.M. Vitalina Rossi

Treze escolas da rede municipal de ensino estão participando do projeto-piloto do programa “Escola da Inteligência”, em Poços de Caldas. O projeto está sendo acompanhado de perto pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e terá o desenvolvimento de alunos, educadores e familiares avaliado no final do ano.

O programa educacional é fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, que visa desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Por meio da educação das emoções e da inteligência, a proposta visa promover a melhoria dos índices de aprendizagem, o aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. “Na última semana, o programa entrou na etapa da realização de reuniões com as famílias dos alunos participantes”, informa a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

A gerente de Ensino da Escola da Inteligência, Adriana Tomaz Lima, visitou a E.M. Vitalina Rossi, no Jardim Esperança, zona sul da cidade. “A Escola da Inteligência é o maior e o mais completo programa de desenvolvimento das competências socioemocionais no âmbito escolar e foi idealizado pelo pesquisador e escritor Augusto Cury”, destaca.

Familiares também participam do programa

Dos 524 alunos da unidade, 367 estão participando do projeto. “Hoje, com a correria do dia a dia, quase não sobra tempo para trabalharmos os assuntos abordados pelo programa Escola da Inteligência. Esse projeto agrega muito valor, ajuda muito na educação da criança, é muito válido”, avalia o pai de aluno, Fábio Moras.

Na Vitalina Rossi, as professoras envolvidas no projeto são Elisângela, Talita, Alexandra e Maria do Carmo. Uma vez por semana, uma aula do projeto é realizada pelos professores da própria unidade, que estão sendo capacitados pela equipe da “Escola da Inteligência”.

A professora Talita conta que, em pouco mais de um mês do programa, já é possível notar a melhoria do ambiente escolar. “Faz pouco mais de um mês que estou trabalhando com a Escola da Inteligência e já tenho percebido que os alunos estão mais participativos, mais concentrados e disciplinados”, ressalta.

Os estudantes também estão muito envolvidos com a aula específica do programa, participando ativamente e trazendo novas ideias. Ela cita como exemplo a mobilização do 4º ano para incluir um colega surdo nas atividades. “Eles ficaram muito incomodados porque em uma das aulas ouvimos uma história em CD”, diz. “Então, desenvolveram um jogo da memória da Escola da Inteligência. Cada aluno fez o seu par de cartas para incluir cada vez mais o colega no projeto. Vamos jogar na próxima aula e estamos ansiosos para ver como será a reação dele”, finaliza.