Projeto “Mão na lona” leva arte circense a escolas municipais

Levar as artes circenses para todos os públicos. Esse é o objetivo do projeto “Mão na lona”, que leva muito a sério a máxima “o artista vai onde o povo está”. A primeira apresentação de 2019 do projeto na rede municipal de ensino foi realizada na última semana, na E.M. Dr. Pedro Afonso Junqueira, no Jardim Kennedy, zona sul da cidade.

Desenvolvido pela Trupe de Ruah, com criação de Ivan Soares, apoio da Prefeitura e patrocínio da Gran Japan Veículos e Peças, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto “Mão na lona” engloba o espetáculo cômico “Quem encontra um Tonto aumenta um conto”, que une números circenses à arte da palhaçaria e oficinas circenses de experimentação e vivência do circo.

Série de apresentações nas unidades municipais teve início na E.M. Pedro Afonso Junqueira

Na E.M. Pedro Afonso, o espetáculo foi apresentado para todos os alunos do turno da tarde, do 1o ao 5o anos, totalizando aproximadamente 450 estudantes. “Atividades lúdicas e artísticas são essenciais para contribuição da formação integral dos alunos, acesso a arte e experimentação do lúdico. Isso contribui para a imaginação e criatividade, além de divertir os alunos”, ressalta o diretor da unidade, Tiago Mafra.

O espetáculo “Quem encontra um Tonto aumenta um conto” já percorreu várias cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, três cidades da Argentina (Buenos Aires, Córdoba e Mar Del Plata) e foi apresentado em mais de 20 escolas no município de Poços de Caldas e região, além de espaços públicos, centros sociais, creches e asilos. Com uma comunicação gestual e lúdica, o intuito do projeto é atingir um público amplo, independente de faixa etária ou local, facilitando o acesso e levando a arte do circo-teatro para todos.

“A recepção foi muito calorosa, com as crianças tão cheias de energia, tão felizes, receptivas e participativas, do começo ao fim do espetáculo. A alegria foi contagiante. Ver essas crianças é enxergar pequenos palhaços. O palhaço nada mais é que uma criança adulta. As crianças já têm o palhaço por si só. Foi fantástico, foi maravilhoso e estou realizado com o meu trabalho”, destaca o criador do projeto, Ivan Soares, o palhaço “Tonto”, protagonista do espetáculo. No final da apresentação, ele recebeu abraços e o carinho das crianças, além dos olhares curiosos e instigantes dos alunos, interessados nos objetos cênicos utilizados.

As apresentações e oficinas são agendadas junto às Secretarias de Cultura e Educação. Nas escolas municipais, serão mais três apresentações em 2019, na E.M. João Pinheiro (11/10); E.M. José Avelino de Melho (12/11) e no PMJ João Monteiro (02/12).

O Palhaço

“Quem encontra um Tonto aumenta um conto” traz a essência dos espetáculos de rua com uma relação direta com o público. O Palhaço, que é uma das figuras cômicas, tem também um grande poder de reflexão e a proposta do espetáculo é justamente fazer o espectador refletir sobre a importância da alegria e da solidariedade nos dias atuais. “Tonto”, que é o personagem protagonista dessa peça, é inspirado nas obras de Charles Chaplin. Ele sobrevive nas ruas, tendo como companhia uma mala velha, de onde começa a tirar situações hilariantes, criando um mundo de fantasia e imaginação. Em jogos de improvisações, brinca com o público e o convida para entrar em cena e ajudar em suas confusões.

É um espetáculo participativo que acrescenta teatro físico, música e números circenses como mágica, malabares, acrobacia e equilibrismo. Ao final do espetáculo, a plateia é convidada a deixar uma mensagem ou marca em uma lona usada como picadeiro e parte do cenário, com intuito de uma relação de troca ainda maior entre a plateia e o artista.