Você está em:

Projeto visa recuperação de nascentes

Uma das formas mais naturais de promover a recarga dos lençóis d’água e a manutenção de nascentes é por meio das cacimbas, nome dado às bacias de captação de enxurradas que propiciam à infiltração da água acumulada. Esta ação permite a recarga do lençol freático e a manutenção de nascentes, além de evitar a destruição das estradas, a erosão do solo, a poluição e o assoreamento.

Em Poços de Caldas, calcula-se que existam mais de três mil cacimbas , muitas com uma capacidade de 10 a 20 mil litros. A maioria delas está comprometida por falta de manutenção. Por essa razão, o DMAE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) estão iniciando um programa de recuperação das cacimbas.

Segundo o supervisor da seção de expansão e manutenção do DMAE, Wellington Rangel, as cacimbas são instrumentos importantes de preservação da água. “As cacimbas são de fácil construção, mas exigem um trabalho de manutenção e conservação constante”, diz.

“Em parceria com a Sedet, realizamos um levantamento das cacimbas existentes no município e iniciamos um trabalho de recuperação para aproveitar racionalmente as águas das chuvas, reduzindo ao mínimo as perdas por enxurradas e promovendo a recarga do lençol d’água e a manutenção de nossas nascentes, entre outros benefícios”, acrescenta.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social