Você está em:

Protocolo de Sepse é implantado na UPA

O processo para a implantação do protocolo incluiu organização do fluxo e capacitação da equipe multidisciplinar e multiprofissional da UPA

Sepse é um processo infeccioso, confirmado ou suspeito que apresenta alterações da resposta imunológica como febre, taquicardia, falta de ar e alterações nos exames de sangue. Com o intuito de melhorar a assistência a pacientes com este quadro, foi implantado na UPA, Unidade de Pronto Atendimento, o Protocolo de Sepse, que é um conjunto de medidas a serem adotadas na primeira hora de chegada do paciente à unidade.

O Protocolo é baseado não na confirmação, mas na suspeita do problema. A rapidez na adoção do protocolo diminui em até 60% o índice de mortalidade por Sepse. O processo para a implantação do protocolo incluiu organização do fluxo, capacitações da equipe multidisciplinar e multiprofissional da UPA, composta por: enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, bioquímicos, médicos, fisioterapeutas, técnicos de patologia e auxiliares de serviços gerais, além de recursos para a compra de suprimentos, entre eles o ácido lático, necessário para a realização de exames de sangue, fundamentais para o diagnóstico. “Trata-se de um melhor recurso, que traz maior eficácia e diminui as chances de sequelas ou de óbitos”, afirmou Ed Wilson Neves, diretor geral da UPA.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social