PSF Santa Rosália oferece capoeira para terceira idade

Projeto busca incentivar a prática de exercício físico e o convívio na comunidade

O PSF do bairro Santa Rosália, na região leste da cidade, iniciou as atividades de capoeira adaptada para a Terceira Idade, na última terça, 20. As aulas são coordenadas pelo capoeirista Edson Aparecido, voluntariamente, sempre às terças, às 9h, no salão da Maçonaria Fenix, localizado à rua Maria Aranda Torrecillas 60, no bairro Parque Primavera.

Aulas acontecem às terças-feiras

As atividades são dirigidas especialmente às pessoas com mais de 60 anos, mas são abertas a toda a comunidade. No primeiro dia, participaram quase 50 pessoas. O PSF incentiva a prática esportiva, como benefício para a saúde e também para a convivência em comunidade. Durante a atividade da capoeira, são trabalhadas as funções cognitivas, a coordenação motora e também a musicalidade. As aulas incluem alongamento e alguns movimentos de capoeira, sempre respeitando os limites de cada praticante.

O projeto beneficia a comunidade dos bairros Santa Rosália, Primavera e adjacentes, como Dom Bosco e Vila Nova. A capoeira também é oferecida para as crianças da região, em outro projeto desenvolvido na escola José Haroldo Afonso Junqueira, no Santa Rosália. Para o público da terceira idade, este é o primeiro grupo de Poços de Caldas.

Um dos incentivadores da atividade é o sr Paulo Danilo Vieira Avilla, agente comunitário de saúde e também presidente do Conselho Municipal do Idoso. “Fomos surpreendidos com a alegria e entusiasmo na primeira aula. Isso é muito bom para os idosos, pois promove o autocontrole, a coordenação motora e também a socialização e integração. Estamos muito felizes com a aprovação pela comunidade e esperamos que continuem a participar, pois só terão benefícios , para o corpo e para a mente”.