Psicólogo da Prefeitura de Poços lança livro sobre saúde mental e trabalho

Psicólogo integra o quadro de pessoal da Prefeitura desde 2013

O psicólogo da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura de Poços de Caldas, Cristiano de Jesus Andrade, acaba de lançar o livro “Saúde Mental e Trabalho: temas emergentes na contemporaneidade”, pela Editora CRV.

A antologia, que conta com a organização de Andrade, reúne 11 artigos derivados de pesquisas de campo e de revisão bibliográfica. Além da autoria da introdução, ele também é co-autor em mais três artigos da obra.

“Uma das maiores preocupações que temos hoje enquanto ciência da psicologia é como o ser humano se situa nesse mundo em que ele só é cobrado. Discutir saúde mental e trabalho é discutir a integridade do ser humano, haja vista que o trabalho é uma condição fundante no existir humano, mas nem todos trabalham com saúde. Essa ideia nasceu pensando em contribuir para que esse cenário possa ser revertido”, conta o psicólogo.

A proposta inicial era construir uma obra solo, mas a ideia se ampliou com o convite para que outros colegas se integrassem ao projeto. “Com a chegada dos colegas, nós acabamos trazendo para esse livro uma coisa muito bonita, que foi dar voz e visibilidade para aqueles trabalhadores que são, muitas vezes, esquecidos ou invisibilizados, como empregadas domésticas, coveiros e motoristas de caminhão. Com isso, trouxemos uma camada que é invisibilizada para uma obra acadêmica”, pontua.

Entre os temas que aparecem no livro estão estresse ocupacional, Síndrome de Burnout e bem estar e felicidade no trabalho. Os profissionais de saúde também ganharam um capítulo específico, assim com a saúde mental do psicólogo na Saúde Pública. A saúde mental do enfermeiro frente à morte do paciente também faz parte da temática.

Integrante do quadro de pessoal da Prefeitura desde 2013, Cristiano diz que a experiência diária na administração municipal está presente no livro. “A compreensão sobre o sofrimento humano e a busca em promoção da resiliência é o que trago de mim para o livro”, destaca. Ele provoca o leitor a pensar sobre a dialética entre sofrimento e prazer no trabalho. “Sempre lembrando que se, em algum momento, o sofrimento superar o prazer é a hora de dar um tempo e mudar de caminho”, alerta.

Natural de Carvalhos/MG, Cristiano Andrade é psicólogo pela Unifae, de São João da Boa Vista/SP, com especialização em Psicoterapia Breve pela Unip/SP e mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Doutorando na mesma universidade, ele desenvolve seus trabalhos nas linhas de pesquisa maternidade e trabalho, inclusão social, saúde mental do trabalhador e questões de gênero no trabalho. É ainda professor de Gestão e Trabalho de cursos de pós-graduação, na Unifenas.

O livro “Saúde Mental e Trabalho: temas emergentes na contemporaneidade” já está disponível para compra pelo site da Editora CRV, nos formatos impresso e e-book, além de livrarias. Detalhes podem ser obtidos com o autor, através do Facebook (https://www.facebook.com/cristiano.andrade.56027281).