Você está em:

Reiki é ampliado para mais três unidades básicas de saúde

Serviço ocorre no Bortolan, Caio Junqueira, Cascatinha, Centro, Country Club, Esperança II, Flores, Kennedy I, Nova Aurora, Santa Rosália, Quisissana, Vila Nova e Zona Rural

Serviço ocorre no Bortolan, Caio Junqueira, Cascatinha, Centro, Country Club, Esperança II, Flores, Kennedy I, Nova Aurora, Santa Rosália, Quisissana, Vila Nova e Zona Rural


Desde o início de abril, a aplicação de Reiki passou a ser oferecida em Unidades Básicas de Saúde de Poços. Com a divulgação do projeto que é desenvolvido por voluntários, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, mais reikianos quiseram colaborar. O número de participantes já subiu de 12 para 16 e outros cinco estão em fase de assinatura do termo de voluntariado, para começar. A voluntária Maria Regina Jonas Dearo está na expectativa. “Unir o cuidado com o corpo ao cuidado com a mente é algo muito especial e além disso, a gente poder servir, poder contribuir, é fantástico”.
O Reiki é uma prática de imposição de mãos que visa a aproximação ou o toque sobre o corpo da pessoa com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação da saúde. Baseado na concepção vitalista de saúde e doença também presente em outros sistemas terapêuticos, considera a existência de uma energia universal canalizada que atua sobre o equilíbrio da energia vital com o propósito de harmonizar as condições gerais do corpo e da mente de forma integral. A prática do Reiki leva em conta dimensões da consciência, do corpo e das emoções, ativa glândulas, órgãos, sistemas nervoso, cardíaco e imunológico. Auxilia no estresse, depressão e ansiedade. Além disso, estudos já relatam os efeitos positivos sobre a dor crônica. Para ter acesso as sessões de Reiki, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para se informar sobre os dias e horários do atendimento.
Com a ampliação no número de voluntários, o serviço passa a estar disponível em mais bairros: Bortolan, Caio Junqueira, Cascatinha, Centro, Country Club, Esperança II, Flores, Kennedy I, Nova Aurora, Santa Rosália, Quisissana, Vila Nova e Zona Rural. “Se a pessoa é atendida em uma unidade que ainda não tem o Reiki, pode procurar a unidade mais próxima que ofereça o serviço e receber o atendimento”, afirmou a apoiadora da Atenção Básica, Elaine Cristina de Souza.
Interessados em colaborar podem se inscrever pelo site www.reiki.conhecendo.com.br/voluntariado. É necessário ser maior de 18 anos, ter realizado o curso presencial de Reiki Usui e ter disponibilidade para atender em Poços. A introdução do Reiki nas UBSs faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas – PICs. “Temos notícia de que Poços é pioneira no Estado de Minas, com a introdução desta prática pelo SUS e de outras implantadas recentemente, como a massoterapia, a drenagem linfática facial e a limpeza de pele. São medidas que incrementam os atendimentos na Atenção Básica, geram vínculo entre as equipes e os pacientes, além de fortalecer a nossa porta de entrada ao Sistema Único de Saúde”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social