Revitalização da Praça dos Macacos é inaugurada com a alegria do carnaval

Com a alegria e potência da Charanga dos Artistas, foi inaugurada na noite desta sexta-feira (21), a revitalização da Praça dos Macacos, dando início também, ao carnaval em Poços. “Esta é uma das nossas principais praças, que agora segue o padrão das demais, como a Praça Pedro Sanches e Parque José Affonso Junqueira. Ela foi modernizada para que os turistas e moradores aproveitem cada vez mais este espaço de convivência”, declarou o prefeito Sérgio Azevedo.

Prefeito Sérgio Azevedo inaugura revitalização da praça

A revitalização

As últimas melhorias feitas na praça aconteceram em 1995, e em 2011, quando os canteiros foram reduzidos para receber os expositores da Fearpo (Feira de Artesanato de Poços de Caldas). O arquiteto responsável pelo atual projeto de restauração, João Neves Toledo, diz que com a revitalização feira agora, a cidade ganha um espaço para fortalecer a convivência. “Muita gente ouviu falar da troca do piso,além disso, requalificamos a praça. Fizemos toda a acessibilidade para deficientes físicos, reparamos as edificações, fizemos nova drenagem, iluminação, paisagismo e o palco ficou maior. Queremos preservar esse patrimônio com a população usufruindo de tudo”, explicou o arquiteto.

Os canteiros foram readequados para que a área útil aumentasse. Além disso, a Praça não tem mais buracos e deformidades no piso acumulando água e está acessível aos deficientes físicos. O piso da praça foi suspenso e os degraus do Fontanário foram eliminados. Agora ele está totalmente acessível, no mesmo nível da praça.

A rede de água da Praça foi totalmente restaurada pelo DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto), e com as novas tubulações,  mais pontos de irrigação estão disponíveis . Um novo projeto de iluminação também foi implantado pelo DME (Departamento Municipal de Eletricidade).

O palco, onde são realizados eventos culturais diversificados está maior, com 15 metros de comprimento, e ainda ganhou uma rampa de acesso e estampagem do piso no padrão de tábuas corridas. Todo o projeto de revitalização da Praça dos Macacos foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact).

As impressões

A aposentada Neusa Ribeiro, de São Paulo, participou da inauguração das obras da praça. Ela conta que sempre vem à Poços, mas escolheu o carnaval pela primeira vez, e ficou feliz de ver a praça bonita como está. “Excelente! Não vemos mais buracos, a aparência está linda e agora é só curtir o carnaval”.

O representante de vendas Daniel Veronese Maiochi e a mulher , moradores de Poços, também gostaram do que  presenciaram. “Perto do que  estava melhorou muito e tem acessibilidade, isso é muito importante.  Ficamos na expectativa de que as pessoas saibam preservar”, disse Daniel.

A artista poços- caldense, Deborah Soares, integrante da Charanga dos Artistas,  achou que praça está mais bonita. “A praça está mais iluminada e visualmente mais bonita e ampla. Temos um novo espaço de vivência em Poços”, completou Deborah.

Um pouco da história da Praça

A história da Praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça dos Macacos, está intimamente ligada com a história da fundação da cidade. Ali existe a nascente de uma fonte termal que atraiu pessoas já no ano de 1826, 50 anos antes da fundação do município. Nesta época, já com a captação da água sulfurosa, as pessoas vinham se tratar e acampavam no então chamado, Largo da Colômbia.

A nomeação da praça, que se chama Dom Pedro II, também remonta a um episódio importante da história, quando em 1876, o imperador esteve na cidade e passou por ali. O prédio que atualmente abriga o Balneário Mário Mourão foi inaugurado em 1975.

Fearpo e o que mais vem por aí

A  Feira de Artesanato de Poços de Caldas (Fearpo) já voltou a ser realizada na praça. E durante a solenidade foi anunciado que a segunda etapa dos trabalhos de revitalização da Praça dos Macacos deve começar após o carnaval.