Riscos da Automedicação são abordados em ação na Regional Leste

Equipe da Regional Leste, com acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Pitágoras e a comunidade

Um momento para conversar, aprender e esclarecer dúvidas: assim foi o encontro com pacientes da Unidade Básica de Saúde Regional Leste, promovido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família em parceria com acadêmicos do curso de Enfermagem da Faculdade Pitágoras. A ação fez parte da campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, cujo tema deste ano é: Prescrição, Transcrição, Dispensação e Administração de Medicamentos, Sangue e Hemocomponentes, promovida pela REBRAENSP – Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente.

O objetivo foi reunir a comunidade para alertar sobre os riscos de fazer uso de medicação sem a avaliação e prescrição do profissional de saúde. A Roda de Conversa foi na manhã da quinta, 11. Segundo pesquisa realizada em 2016 pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 72% dos brasileiros se medicam por conta própria. Além do uso inadequado, o levantamento aponta que muitos têm o hábito de aumentar as dosagens na tentativa de obter alívio mais acelerado. Outro dado relevante mostra que 40% da população faz o autodiagnóstico por meio da internet, o que pode contribuir para o agravamento de doenças e até levar a morte, em situações mais sérias. “Foi muito interessante ver a participação das pessoas nesta ação que visa promover saúde e prevenir outros problemas, por meio do diálogo e da informação. Cada unidade de saúde tem autonomia para abordar diferentes temas, dentro do nosso calendário de saúde, o que traz diversidade a estas iniciativas”, comentou Daiana Rocha Silva Tavares, apoiadora da Atenção Básica.

Participantes ouviram atentamente as orientações

Além dos riscos da automedicação, é essencial fazer o descarte correto de medicamentos não utilizados. Aquela cartela que sobrou de algum tratamento, a pomada que não foi utilizada até o fim ou o frasco de remédio que ficou pela metade: tudo isso pode e deve ser entregue em uma das quatro farmácias municipais de Poços. O material recebido é destinado pela empresa contratada para o descarte de resíduos de serviços de saúde. Medicamentos dentro ou fora da validade são recolhidos, porque a intenção é evitar que a pessoa tenha estes materiais em casa e faça, consequentemente, a automedicação. “Quando falamos neste assunto, precisamos, ao mesmo tempo, conscientizar sobre e promover o descarte correto e seguro dos medicamentos, evitando que outras pessoas tenham acesso a essas substâncias de maneira indevida, ou que em contato com o meio ambiente, estes materiais poluam, intoxiquem ou gerem outros danos”, explicou a responsável técnica de Assistência Farmacêutica de Poços e presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, Yula Merola. Além das farmácias municipais, farmácias da rede privada também recebem a devolução de medicamentos para descarte correto.