Rua Assis terá sistema de semáforos com onda verde

A Prefeitura prossegue com a troca do sistema operacional de semáforos, na região central de Poços de Caldas. Todos os sinais serão sincronizados em rede, com controladores de tráfego, que permitirão implantar a conhecida “onda verde”, que vai melhorar o fluxo de veículos e a segurança dos pedestre.

Duas equipes da empresa contratada iniciaram os serviços na semana passada. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) informa que, para dar sequência ao projeto, foi necessário fazer a troca de toda a rede subterrânea antiga de fios. Segundo o órgão, como os semáforos são conectados em rede, houve certo comprometimento no funcionamento das placas, que são responsáveis pelo controle do tempo de tráfego.

O secretário de Defesa Social, Marcos Sansão, explica que mesmo com as chuva dos últimos dias, os trabalhos não pararam e prosseguem na rua Assis Figueiredo. De acordo com ele, o cronograma de sincronização semafórica continua durante todo o mês de novembro e, nesta primeira fase de implantação, estão incluídas as ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, na área central, e a avenida João Pinheiro.

Projeto

A prefeitura realizou este ano, estudos para a sincronização dos semáforos na área central. Câmeras foram instaladas, por 15 dias, nos entroncamentos da avenida Francisco Sales, com as ruas Assis Figueiredo e Santa Catarina, com a função de fazer a contagem de veículos, registrar o destino, também o fluxo e horários de pico. As informações abasteceram um software, que permitiu realizar estudos para tornar melhor, seguro e mais organizado o trânsito na região.