Sábado tem ações de prevenção e diagnóstico da Sífilis na feira livre

Atendimento será na feira livre do Mercado, em frente ao Restaurante Popular, das 8h às 12h

Testes rápidos com resultado em poucos minutos, distribuição de panfletos, preservativos, orientações e esclarecimento de dúvidas: esta é a programação do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, instituído por lei, como sendo o terceiro sábado de Outubro. Neste sábado, 20, a ação será na feira livre do Mercado Municipal, em frente ao Restaurante Popular, das 8h às 12h, realizada pela equipe do Programa Municipal DST/AIDS, da Secretaria Municipal de Saúde.

A Doença
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, principalmente por relações sexuais sem preservativo. Sem tratamento, pode causar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurológicas e até a morte. No caso da sífilis congênita, o contágio é por via vertical da gestante para o filho e pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental. “Por isso é essencial fazer o pré-natal para que a doença seja diagnosticada, tratada antes do nascimento da criança e esta transmissão de mãe para filho seja evitada”, alertou a enfermeira Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.

Números de Poços
O Programa Municipal registrou este ano, até o momento, 103 casos de Sífilis, sendo 70 homens e 33 mulheres atingidas. A faixa etária com maior prevalência da doença é dos 21 aos 30 anos, com 44 casos, seguida dos 0 a 20 anos, com 19 casos. Em Poços, em 2017, foram 130 casos; em 2016, 54 e em 2015, 44 diagnósticos. “Pelos dados é possível afirmar a prevalência maior entre os homens e em faixas etárias mais jovens o que nos mostra a necessidade de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico, para início de tratamento e assim evitar novos contágios”, explicou Dirce.

Atendimento
O Programa Municipal DST/AIDS funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará. As 37 UBSs – Unidades Básicas de Saúde também realizam o teste rápido e fazem o encaminhamento de pacientes para atendimento especializado. “É uma doença séria, silenciosa mas que tem cura, por isso é tão importante saber se já houve contato com  a bactéria. Sendo resultado positivo o do teste rápido, outro exame é feito para comprovação do diagnóstico e havendo esta comprovação, é dado início ao tratamento que é medicamentoso e fornecido pelo SUS”, finalizou a coordenadora do Programa.