Você está em:

Sábado tem Vacinação contra o Sarampo em quatro Salas do Município

Teve início na última segunda, 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. E no próximo sábado, 15, tem o Dia D de mobilização. Em Poços, haverá vacinação das 8h às 17h, em quatro pontos da cidade: nas unidades básicas de saúde Regional Leste, Regional Sul e São Jorge, além da Policlínica Central. “A vacina contra o sarampo está disponível o ano todo e esta ação visa fazer uma chamada para atualização de cartão e para lembrar o público da necessidade de se vacinar. Temos tido um movimento bem tranquilo ao longo da semana, por isso decidimos concentrar o atendimento do sábado em quatro locais”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A Campanha vai até 13 de março e é voltada para a faixa etária dos 5 aos 19 anos de vida. A vacinação será realizada, de acordo com as indicações do Calendário Nacional, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público. Em caso de dúvidas, é fundamental procurar a sala de vacina mais próxima com a carteirinha. Duas doses de tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, representam o esquema completo de vacinação contra o sarampo. Quem já teve sarampo não precisa tomar a vacina porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida. “É fundamental que a população procure nossas salas, que os pais levem as crianças para atualização do Cartão e que esta estrutura organizada para um melhor atendimento, possa ser utilizada com o intuito de imunizar o público-alvo desta Campanha”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, o avanço do sarampo não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Surtos da doença na Venezuela, Europa e Ásia foram registrados em 2018, e outros países fora do continente latino também registram altos números da doença. O objetivo é recuperar o certificado de “país livre do sarampo”, que o Brasil conquistou em 2016 mas perdeu por haver transmissão sustentada, ou seja, a ocorrência de um mesmo surto por mais de 12 meses. A certificação é dada pela Organização Panamericana de Saúde – OPAS.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa. Inicia com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo, com direção cabeça-membros), sintomas respiratórios e oculares. No ano de 2019, foram confirmados 136 casos de sarampo em Minas Gerais, sendo dois em Poços de Caldas. A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. Tendo os primeiros sintomas, é fundamental procurar a unidade básica de saúde ou um serviço de pronto atendimento, o mais rápido possível.

Esquema completo contra o sarampo inclui duas doses de triviral, para a faixa etária dos 5 aos 19 anos

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social