Salão de Artes e Fotografia será aberto nesta quarta

Obras participam do Concurso Nacional de Artes Plásticas e Fotografia, promovido dentro do Julhofest

As obras que estão concorrendo ao Concurso Nacional de Artes Plásticas e Fotografia (Conarte) poderão ser conferidas a partir desta quinta, 18, dentro da programação do Festival de Inverno Julhofest 25 anos. São 90 obras expostas, entre individuais e séries, que incluem fotografias e artes plásticas, de artistas locais e também de outros estado, como São Paulo e Amazonas.  A exposição permanece até o dia 31 de julho, no Espaço Cultural da Urca.

Este ano, o concurso segue com a homenagem ao artista plástico Bruno Filisberti, que nomeia do Salão de Artes Plásticas e , pela primeira vez,   o fotógrafo Decio Alves de Morais, nomeando o Salão de Fotografia. Na quarta, 17, haverá a abertura oficial da exposição, às 20h, com  acesso antecipado da comissão julgadora, para avaliação dos trabalhos. O Conarte distribui R$ 10.800,00 em prêmios, nas modalidades artes plásticas e fotografia.

Nas artes plásticas, houve uma subdivisão em cinco modalidades: desenho, gravura, pintura, ilustração digital, e técnica mista bidimensional. Na fotografia, foram apresentados trabalhos nas modalidades ‘série’ e ‘individual’. “Estas alterações foram sugeridas pelas próprias categorias, durante discussões nas câmaras setoriais  do Conselho de Política Cultural e também em conversas informais. Tivemos mais de 50 artistas e fotógrafos inscritos, com trabalhos de extrema qualidade. O concurso cresce a cada ano e é reflexo da nossa política cultural, sustentada pelo Plano Municipal de Cultura , que faz com que ações sejam perenes, amparadas no Sistema Municipal de Cultura”, informa o diretor de Políticas Culturais, Gustavo Dutra.

O Concurso Nacional de Artes Plásticas tem como comissão julgadora , na categoria Artes Plásticas: Edilson Barbosa,  Emerson Garcia, Juliana Ferrari, Luiz José da Mota Filho, Roseli Fontaniello,  e Sergio Fernandes, sob a presidência de Daniela Marco Antonio Alvisi. Na categoria Fotografia, a comissão é composta por Brisa Carvalho, Gilsibin, Gustavo Rodrigues,  Luciano Santos e Marcelo Leme. O resultado e premiação do 6º Conarte acontecem no domingo, 21, às 17h, na Urca.

A Comissão Organizadora tem como membros  Angela Nogueira, Mariana Chaves, Raissa Melo, Silvana Alcântara, Marianna Gonçalves, sob a curadoria de Daniela Marco Antonio Alvisi e coordenação de Gustavo Dutra.