Você está em:

SAMU dá dicas de saúde para o Carnaval

Beber bastante água, usar roupas que permitam a transpiração do corpo e fazer uma alimentação leve antes de sair de casa. Se a folia for durante o dia, o protetor solar é necessário tanto para adultos, quanto para crianças. Não usar drogas, evitar o envolvimento em brigas, não aceitar bebidas ou alimentos de desconhecidos e estar sempre atento ao seu copo, são outras orientações. O preservativo é indispensável em todas as relações sexuais. Uma equipe do Programa Municipal DST/AIDS estará em todos os dias da folia, das 15h às 19h, na pracinha em frente a Prefeitura, para distribuir preservativos, panfletos e dar orientações.

Para a segurança de todos, vale sempre aquela conhecida frase: se beber, não dirija! O ideal é não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, mas se a sua companhia de folia não seguir este conselho, passar da conta e apresentar sintomas de embriaguez, o procedimento correto é entrar em contato com alguém da família ou levá-la até uma unidade de pronto atendimento, como UPA e Hospital Municipal Margarita Morales. Portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão ou cardíacos, por exemplo) não podem interromper a medicação em momento algum, inclusive durante o Carnaval.

Importante lembrar que o SAMU 192 deve ser acionado em casos de: problemas cardio-respiratórios; intoxicação exógena e envenenamento; queimaduras graves; na ocorrência de maus tratos; em trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; em tentativas de suicídio; casos de crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; quando houver acidentes/traumas com vítimas; afogamentos, choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento ou desabamento; crises convulsivas, transferência inter-hospitalar de doentes graves, além de outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. Ao chamar o SAMU, tenha o máximo de informações possíveis sobre o caso, isso auxilia muito na prestação de um atendimento mais rápido e melhor.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social