Saúde adquire novos equipamentos para Clínicas de Fisioterapia

Mais de 82 mil sessões autorizadas para 6.663 pacientes, com a média de 555 atendidos por mês: os números são referentes aos atendimentos prestados pelo setor de Fisioterapia do Município em 2018 e demonstram a abrangência do serviço. Com o objetivo de manter este padrão de qualidade e ampliar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu novos equipamentos para as três Clínicas de Fisioterapia da Rede SUS Municipal. “Estes novos equipamentos trazem recursos de última geração em termofoto e eletroterapia e vão melhorar a qualidade e a resolutividade da assistência prestada à população”, explicou João Carlos Naldoni Júnior, regulador de fisioterapia e coordenador do Núcleo de Programação.

Novos equipamentos serão utilizados nas três clínicas municipais de Fisioterapia

Os equipamentos são: quatro diatérmicos de ondas curtas, quatro aparelhos de ultrassonografia com terapia combinada, quatro aparelhos de eletroestimulação multicorrentes e três eletroestimuladores portáteis. Também foram compradas peças para a recuperação de equipamentos que estavam fora de uso, além da realização de manutenção preventiva, totalizando investimento superior a 40 mil reais. “Os equipamentos serão distribuídos entre as três clínicas municipais, trazendo possibilidades mais atuais e modernas aos atendimentos. Somado a isso, os fisioterapeutas da Rede participam constantemente de processos de educação continuada e de cursos de formação como o conceito Bobath, ofertado pela ADEFIP – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas. O conceito Bobath é baseado na neuroplasticidade e utiliza da facilitação/normalização/adequação do tônus e da reeducação corporal, para auxiliar no desenvolvimento do movimento desejado. Nosso corpo clínico conta com profissionais pós-graduados nas principais áreas de atendimento, como ortopedia, fisioterapia cardiorrespiratória, dermatofuncional e neurologia. Com equipamentos de ponta e profissionais qualificados, os resultados são a melhora da qualidade, da efetividade e da resolutividade nos atendimentos prestados”, complementou Naldoni.

Em 2018, setor teve média de 555 pacientes atendidos por mês

O serviço de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde é referência para todo o Estado, conforme já atestado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Minas Gerais. A ausência de demanda reprimida e das longas filas de espera e o nível organizacional da atuação em rede, interligada com todos os demais setores da saúde no SUS Municipal são motivos que justificam Poços ser referência. “Nós valorizamos muito este serviço e os profissionais que trabalham nesta área. Trata-se de um trabalho importantíssimo para quem precisa dos atendimentos. A fisioterapia atenua e até soluciona problemas que afetam a qualidade de vida das pessoas e dá de volta a estes pacientes, condições favoráveis no que diz respeito à melhoria da saúde e a reconquista do bem-estar”, disse Carlos Mosconi, secretário de Saúde. “Mesmo com a difícil situação financeira que enfrentamos, equipar nossas unidades e dar melhores condições de trabalho aos servidores continuam sendo as nossas prioridades, porque isso tudo se reverte em uma assistência melhor e mais eficaz e quem ganha é a população”, complementou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.

Onde Buscar Atendimento

Para ser atendido é necessária prescrição médica ou de profissionais habilitados pelo SUS de Poços. O ideal é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa, para o encaminhamento e acompanhamento deste processo. Após isso, o agendamento é feito por telefone, pela equipe do local onde será oferecido o atendimento. Normalmente, a preferência é encaminhar o paciente para atendimento na clínica mais próxima de onde ele reside. O Serviço Municipal de Reabilitação Física é composto por três clínicas da Secretaria Municipal de Saúde e mais seis clínicas particulares, conveniadas ao SUS Municipal. A Rede de Atenção em Reabilitação Física é composta por clínicas de fisioterapia, além de ONGs – Organizações Não Governamentais – também custeadas pela Prefeitura e vinculadas ao SUS.

Clínicas

Na região Sul, o atendimento de fisioterapia é no anexo ao Hospital Municipal Margarita Morales e na clínica conveniada localizada em frente ao Hospital. Na região Leste, o serviço é oferecido no Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. Já a clínica conveniada atende na Rua Tabatinga, 145 – Jardim dos Estados.

Na região Oeste, o serviço é oferecido pela Clínica da PUC-Minas, além dos serviços vinculados à rede de atenção à pessoa com deficiência municipal – AACD, APAE e ADEFIP. No Centro, o serviço é oferecido na Clínica de Fisioterapia de Urgência (Rua Amazonas nº 37), além das três clínicas credenciadas que atendem na Rua Piauí, 591; Rua Ceará, 514; e Rua Pernambuco, 291.