Você está em:

Saúde alerta para falsa mensagem sobre Dia D contra o sarampo que circula na internet

Essa imagem é falsa, não compartilhe! Não há nenhuma campanha de vacinação prevista para este sábado, 16

É falsa a imagem que vem circulando por aplicativos de mensagem e em redes sociais, sobre o Dia D de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado, 16. Conforme o próprio Ministério da Saúde alertou em seus canais oficiais na internet, trata-se de fake news e por isso a informação não deve ser compartilhada. Não há nenhuma campanha de vacinação programada para este sábado.

Combate a Fake News

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens pela população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente, com a confirmação sobre a veracidade ou não das informações. Antes de compartilhar qualquer mensagem que não seja emitida por um canal oficial, qualquer pessoa pode fazer o envio de mensagens com imagens ou textos para esta confirmação, pelo WhatsApp do Ministério que é o (61)99289-4640.

Vacina o ano todo

Vale destacar que vacinas contra sarampo (tríplice viral e tetraviral) são oferecidas durante todo o ano nos postos, na rotina da imunização para as faixas etárias indicadas no Calendário Nacional de Vacinação. Anualmente, também é realizada campanha para crianças a partir de um ano e menores de cinco anos. Em 2018, até mesmo as crianças já vacinadas anteriormente, receberam novas doses, como uma espécie de reforço. A medida foi tomada em meio a uma situação de surtos de sarampo no país, registrado em Amazonas e em Roraima. Como parte da ação, profissionais da Saúde e do Turismo também foram imunizados. As salas de vacina também disponibilizam as doses contra o sarampo, para adultos. Na faixa etária até os 29 anos, o esquema vacinal contra o sarampo inclui duas doses; dos 30 aos 49 anos, uma dose; e a faixa etária a partir dos 49 anos não precisa ser vacinada, por já ser considerada imune. Para saber mais procure uma de nossas 18 salas em funcionamento. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h30. É sempre importante levar o cartão de vacinação.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social