Saúde Bucal centraliza urgências no Centro de Especialidades Odontológicas com horário agendado

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foi organizado um plantão de urgência odontológica no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, no centro da cidade. É importante que os atendimentos sejam agendados pelo telefone 3714-6315, como forma de evitar a aglomeração de pessoas na unidade. Não serão realizados atendimentos que não sejam previamente agendados. Todos os atendimentos eletivos do serviço de Saúde Bucal, ou seja, aqueles de rotina, foram desmarcados. A decisão é justificada pelo alto risco de contaminação cruzada, tanto dos profissionais, quanto dos pacientes, devido a produção de aerossol na realização dos procedimentos odontológicos e está de acordo com o Ministério da Saúde e com o Conselho Federal de Odontologia. A ação faz parte das medidas de segurança para evitar o contágio pelo Novo Coronavírus Covid 19. Dentro disso, a orientação é que os atendimentos de urgência sejam procurados somente em caso de extrema necessidade, que não podem ser adiados. É fundamental que pacientes com sintomas de gripe ou resfriado, portadores de doenças crônicas ou com mais de 60 anos de idade, evitem procurar o dentista, com exceção dos casos de urgência. Os atendimentos nos consultórios das Unidades Básicas de Saúde também seguem suspensos, até que as medidas de contenção não sejam mais necessárias. As equipes de saúde bucal continuam com os processos de acolhimento no apoio ao cuidado da população e integrantes das equipes multiprofissionais, deverão compor a equipe que realizará as ações do FAST-TRACK COVID-19, de acordo com o Ministério da Saúde. A Fungotac – Fundação Gota de Leite e a Gotinha também paralisaram os atendimentos pela dificuldade de compra dos EPIs – equipamentos de proteção individual.

Lembrando que há ainda o plantão de urgência e emergência, com cirurgiões dentistas que podem ser acionados, pelas equipes da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales. O plantão funciona de segunda a sexta, das 22h às 7h e 24 horas, em sábados, domingos e feriados. Casos que envolvam risco de morte continuam sendo atendidos no Hospital Santa Casa. As medidas são temporárias e fazem parte das ações de contenção do Novo Coronavírus – Covid 19.