Saúde Bucal tem plantão de urgência e atendimento em todas as regiões da cidade

São 24 consultórios para os atendimentos na Atenção Primária

Aproximar os serviços de assistência odontológica da população, com atendimento descentralizado e mais acessível. Com o intuito de cumprir este objetivo, o serviço de Saúde Bucal do município tem consultórios para atendimento em todos os pontos da cidade, inclusive na zona rural. A Saúde Bucal em Poços oferece procedimentos preventivos, curativos e de urgência. São 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, com profissionais da saúde bucal. Além destas equipes, a Rede Municipal de Saúde conta com mais 19 dentistas, 8 técnicos e 3 auxiliares em Saúde Bucal da Atenção Básica, que atendem em 24 consultórios. Já procedimentos de média e alta complexidade são realizados pelo CEO, Centro de Especialidades Odontológicas e pelo Hospital Santa Casa, respectivamente. Havendo necessidade por atendimento odontológico, o primeiro passo é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para orientação e encaminhamento.

Plantão de Urgência

É ligado à rede de urgência e emergência do município. Por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fungotac – Fundação Gota de Leite de Assistência à Criança, três cirurgiões dentistas fazem plantões à distância e podem ser acionados, pelas equipes de saúde dos pronto-atendimentos da UPA e do Hospital Municipal Margarita Morales. “É um serviço para atender casos urgentes e evitar que o paciente fique com dor. Dores severas, infecções, traumas ou fraturas, são situações que podem ser atendidas nos plantões, durante o período noturno, aos sábados, domingos e feriados. São os profissionais destas unidades de urgência e emergência que fazem a triagem e decidem pela necessidade de acionamento do dentista. É importante salientar que não é um atendimento para tratamento, mas para urgências que possam ocorrer no período em que as unidades estão fechadas”, esclareceu a coordenadora da Saúde Bucal, Dra. Cristiane Costa Silva. O plantão de urgência funciona de segunda a sexta, das 22h às 7h e 24 horas, em sábados, domingos e feriados. Casos que envolvam risco de morte continuam sendo atendidos no Hospital Santa Casa.

Levantamento Epidemiológico

Capacitações são oferecidas regularmente aos servidores

No segundo semestre, será realizado o levantamento epidemiológico da saúde bucal, em creches e escolas do município, tanto públicas quanto particulares, com crianças de 5 anos e jovens de 12 anos, idades índices preconizadas pela OMS, a Organização Mundial de Saúde. O levantamento epidemiológico é sempre muito importante para monitorar a prevalência das principais doenças e também os resultados das ações implementadas. O último levantamento foi realizado em 2018. “O serviço de Saúde Bucal vem tendo melhorias constantes, com a oferta de novos serviços e de capacitações aos servidores. O resultado representa atendimentos cada vez melhores e mais próximos da comunidade”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Consultórios Odontológicos

Confira as unidades de saúde que possuem atendimento odontológico em Poços:

Zona Oeste

Vilas Unidas, Country Club e Presídio.

Policlínica Central, Programa DST/AIDS, São José, Quisissana, Santa Augusta.

Zona Leste

Santa Rosália, Parque Pinheiros, Itamaraty e Regional Leste.

Zona Sul

Esperança I e II, Kennedy I e II, Regional Sul.

Zona Rural

Fazenda Boa Vista, Fazenda Lambari e Córrego D´Antas.